Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 18 de Julho de 2019

Siga!

Nosso RSS

Corpo de Dom Moacyr Grechi é velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho.

Arcebispo emérito morreu na noite de segunda.

g1ro, 18/06/2019 13h12

Velório Dom Moacyr Grechi (Foto: Reprodução) Ampliar imagem: Velório Dom Moacyr Grechi (Foto: Reprodução)
Velório Dom Moacyr Grechi - Foto: Reprodução

Arcebispo emérito morreu na noite de segunda-feira (17), na capital. Corpo será enterrado no sepulcro da catedral na quarta-feira (19), após a Santa Missa Exequial.

Padres, fiés e amigos começaram a se reunir na Igreja Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho, logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (18), para dar o último adeus a Dom Moacyr Grechi. O corpo do arcebispo emérito chegou na catedral por volta das 4h30.

Dom Marcyr faleceu na noite de segunda-feira (17), em um hospital particular da capital. Em nota, a Arquidiocese de Porto Velho lamentou a morte e disse que o religioso vinha "tratando de uma infecção" (veja na íntegra abaixo).

Dom Moacyr (Foto: Arquidiocese Pvh)
Dom Moacyr (Foto: Arquidiocese Pvh)

 

Além da primeira missa das 8h, outras duas estão previstas para esta terça: as 12h e as 18h15. O corpo de Dom Moacyr será enterrado no sepulcro da catedral na quarta-feira (19), após a Santa Missa Exequial – destinada a pessoas que possem alguma importância dentro da comunidade católica – marcada para as 9h.

A aposentada Joelina Barros, que esteve presente na primeira missa dedicada ao arcebispo, contou que conheceu Dom Moacyr no dia que ele chegou em Rondônia. Ela lembra que, mesmo aposentado, Grechi até a catedral três vezes por semana para ouvir as confissões dos fiéis e ficava até o último ser atendido.

"Ele deixa uma saudade conformada, porque eu tenho certeza que ele ficará muito bem lá no Reino dos Céus junto com os outros santos".
"De todas as qualidades do Dom Moacyr, que eram bastante, a que me chamava mais atenção é a forma como ele atendia as pessoas que iam conversar com ele, de todas as classes sociais, do mais rico ao mais humilde, ele acolhia e ouvia com atenção e paciência", disse, emocionada.

Edilson Gabriel, reitor do Seminário Maior, que também foi prestar as últimas homenagens ao religioso, disse que foi acolhido por Dom Moacyr na chegada dele ao seminário, em 2006. Ele relembra que o arcebispo emérito o ajudou muito na animação vocacional.

"O principal legado é o testemunho evangélico na opção pelos pobres. Ele sempre deixou isso muito claro, muito presente. Uma coisa que marcava o ministério dele era atender as confissões", ressaltou.

 

Velório (Foto: g1.com.br/ro)
Velório (Foto: g1.com.br/ro)

 

"Um homem de um testemunho muito bonito".
Morte
A informação sobre o falecimento de Dom Moacyr foi confirmada ao G1 pela irmã Maria de Fátima Gonçalves, que convivia com o religioso, e pela assessoria dele. Irmã Fátima explicou que Grechi teve duas paradas cardíacas e vinha reclamando de dores abdominais. Ele deu entrada em um hospital particular da cidade na última sexta-feira (14).

"Dom Moacyr teve a primeira parada por volta das 15h. Depois foi reanimado pelos médicos, mas voltou em estado grave. Agora a noite (segunda-feira) teve a segunda, mas não voltou", explicou irmã Fátima.

De acordo com o Padre Valdecir Luiz Cordeiro, ainda na segunda, Dom Moacyr precisou ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital onde seguia internado. "Ele estava mesmo com problemas abdominais", ressaltou.

 

Dom Moacyr (Foto: Arquidiocese Pvh)
Dom Moacyr (Foto: Arquidiocese Pvh)

 

Em julho de 1998, Dom Moacyr Grechi, que era natural de Santa Catarina, foi nomeado arcebispo de Porto Velho. Ele se tornou arcebispo emérito no dia 30 de novembro de 2011.

Foi ordenado padre em 1961, aos 25 anos. Em julho de 1972, Grechi foi indicado bispo prelado no Acre. Na capital Rio Branco, Dom Moacyr apresentou a teologia da libertação para sindicalistas como Chico Mendes e Marina Silva. Além disso, foi apoiador de lutas populares na Amazônia.


"Ele fez mestrado em teologia em Roma. Era um homem de grande erudição, lia em diversos idiomas, tinha senso de humor apuradíssimo, exímio orador, capaz de entusiasmar a audiência desde as primeiras palavras. Destacava-se pela lealdade às pessoas, amigo dos pobres, que defendeu por toda a vida. Era um grande promotor da leitura popular da bíblia, deu grande impulso às comunidades eclesiais de base (CEBs), as quais se estruturam a partir da centralidade da Palavra de Deus, contra as estruturas de pecado social que causam pobreza e desigualdade social", declarou Padre Valdecir.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota na manhã desta terça-feira lamentando a morte do arcebispo. Em alguns trechos, a CNBB relembra parte do legado deixado por Dom Moacyr, como a criação da Faculdade Católica de Rondônia e a Comissão Justiça e Paz.

"Sempre sensível à causa dos que sofrem, assumiu a defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Foi um dos criadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade que presidiu por oito anos. Além disso, participou da criação da Faculdade Católica de Rondônia, bem como da Comissão Justiça e Paz. Atuou ainda como delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Conferência de Aparecida que aconteceu em maio de 2007. Dom Moacir também era membro da Comissão da Amazônia, embora nos últimos tempos estivesse afastado por razões de saúde".

Confira abaixo a nota da Arquidiocese de Porto Velho sobre a morte de Dom Moacyr Grechi:

NOTA DE PESAR

Cumprimos com pesar o doloroso dever de informar o falecimento de Dom Frei Moacyr Grechi, OSM, Arcebispo Emérito de Porto Velho, às 19h do dia 17 de junho, no hospital 9 de Julho, vítima de choque séptico, broncoaspiração.

Filho de Urivalde Grechi e de Eufêmia Pescador Grechi, nascido aos 19 de janeiro de 1936 em Turvo – SC, Dom Moacyr foi ordenado presbítero da Ordem dos Servos de Maria aos 29 de junho de 1961. Tendo sido nomeado Prelado do Acre e Purus em 1972, múnus que exerceu por pouco mais de um ano como presbítero, foi ordenado Bispo Titular de Vegesela da Numídia aos 21 de outubro de 1973. Ao ser erigida a Diocese de Rio Branco em 1986, foi nomeado seu primeiro Bispo. Em 29 de julho de 1998 foi nomeado Arcebispo de Porto Velho, cargo que exerceu até a aceitação de sua renúncia por idade aos 30 de novembro de 2011.


Durante seu ministério, Dom Moacyr sempre se mostrou preocupado com as causas sociais, com a vida dos pequenos e dos pobres. O que fez também a nível institucional, sendo um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), sendo seu presidente por oito anos, e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), atuando na defesa dos pequenos agricultores, dos indígenas, dos seringueiros e de muitos outros em situação de exclusão social.

Destaca-se outrossim o seu grande amor e incentivo às CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), movido sempre pela profecia vinda do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cuja leitura costumava carinhosamente cobrar do povo), bem como um profundo amor pela Santíssima Mãe de Jesus. Durante o 12º Intereclesial das CEBs, foi o divulgador de um provérbio africano que diz: “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”.

O velório será na Catedral Metropolitana de Porto Velho, a partir das 6 horas do dia 18, terça-feira. Durante o dia celebrar-se-á três Missas nos seguintes horários: 8 horas, meio dia e 18h15. A Santa Missa Exequial seguida de sepultamento será às 9 horas do dia 19, quarta-feira.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno, e brilhe para ele a vossa luz!

Porto Velho, 17 de junho de 2019.

† Roque Paloschi

Arcebispo de Porto Velho

Pe. Marcelo Moschini Daudt

Chanceler

Corpo de Dom Moacyr Grechi é velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho.

 

Corpo de Dom Moacyr Grechi é velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho.

 

Corpo de Dom Moacyr Grechi é velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho.

 

Corpo de Dom Moacyr Grechi é velado na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Porto Velho.

 

Tópicos: Falecimento
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2019 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |