Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 19 de Janeiro de 2019

Siga!

Nosso RSS

Com alerta de surto de dengue, drones buscam focos do Aedes aegypti em Ariquemes

Levantamento do Risco de Infestação Predial mostrou que município apresenta risco de 3,6% da doença.

g1ro, 14/12/2018 13h40

Drones (Foto: Reprodução) Ampliar imagem: Drones (Foto: Reprodução)
Drones - Foto: Reprodução

Agentes de combate a endemias de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, passaram a usar drones nos trabalhos de monitoramento de focos de dengue em imóveis fechados ou locais de difícil acesso pela cidade. Os objetos foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

No último mês, o Levantamento do Risco de Infestação Predial (Liraa) apontou que o município apresenta risco de 3,6% da doença.

Conforme o Ministério da Saúde, 38 municípios de Rondônia estão em alerta por conta de um possível surto de dengue, zika e chikungunya. Em Ariquemes, o Liraa de novembro apresentou um risco de 3,6%, quando o ideal é igual ou inferior a 1%. O lixo doméstico aparece como principal "vilão".

Fábio Gonçalves, coordenador de endemias na cidade, apontou a importância do uso da tecnologia a favor do combate as doenças.

"É uma ferramenta que veio para somar. Não que ela esteja substituindo a ação dos agentes de saúde, muito pelo contrário. Ela está agregando valores às visitas e estão sendo utilizados nos imóveis fechados que não temos acesso. Nós fazemos a utilização das imagens colhidas pelo drone para avaliar a condição do imóvel", explicou o coordenador.

A técnica em enfermagem Eva Ventura explicou que cultiva plantas em casa, disse que se preocupa em redobrar os cuidados e mantém a área o mais limpa possível.

"Todo ano é a mesma luta. As vezes fico pensando quantos casos de malária já teve aqui e sempre pelos mesmo motivos. As pessoas não cuidavam dos quintais. Desde criança eu me previno com a limpeza do quintal. A noite passo um spray repelente dos mosquitos nos cantos dentro de casa", explicou.

Os proprietários de imóveis flagrados com focos do mosquito Aedes aegypti serão notificados. Caso não atendam a recomendação, correm risco de serem multados.

Tópicos: Saúde
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2019 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |