Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 16 de Novembro de 2018

Siga!

Nosso RSS

Alto índice de focos do mosquito da dengue no lixo doméstico gera risco de epidemia em Ariquemes.

LIRAa do mês de outubro mostrou a existência de 66,7% do focos nos lixos dentro dos quintais.

g1ro, 01/11/2018 13h24

Aedes Aegipty (Foto: Reprodução) Ampliar imagem: Aedes Aegipty (Foto: Reprodução)
Aedes Aegipty - Foto: Reprodução

A chegada do período chuvoso, que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, está causando alerta para o risco de uma epidemia de dengue em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.

Isso porque, o resultado do mês de outubro desse ano do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), revelou que o município está com 66,7% de focos do mosquito nos lixos dentro dos quintais das residências.

De acordo com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o LIRAa é realizado três vezes ao ano e o último levantamento feito pela vigilância de saúde, constatou que o índice de infestação predial relativo ao Aedes Aegypt está em 3,3%.

O índice caracterizado como normal pelo Ministério da Saúde é de 1%. Por conta disso se acendeu o sinal de alerta, caso os criadouros do mosquito não sejam combatidos com urgência.

Mas segundo os dados do LIRAa, o fator ainda mais preocupante está nos locais de concentração dos focos do mosquito, que de janeiro para outubro desse ano, aumentou 17,7% nos focos encontrados em lixo dentro dos quintais, como pneus, cacos de telhas e outros locais que acumulem água limpa.

 

Conforme o coordenador do controle de dengue em Ariquemes, Clarismundo Lopes, nove bairros apresentam maiores quantidades de lixos nos quintais, entre eles estão os Setores 1, 3, 2 e Áreas Especiais.

Clarismundo alertou a população para evitar os possíveis criadouros nas residências e disse que medidas serão adotadas no município para tentar diminuir o alto índice.

“Precisamos ter ações emergenciais nesses bairros com maior indíce, em decorrência de estarmos no período sazonal. Orientamos que os moradores façam a parte de cada um, pois é dever de todos, cuidar dos quintais das residências e não só do Poder Público, por que estamos na eminência de uma epidemia”, destacou.

Dengue em Ariquemes

Entre janeiro a setembro de 2018, 40 casos suspeitos de dengue foram notificados. Deste total, apenas um deles se confirmou como a doença, sem nenhuma ocorrência de dengue hemorrágica. Em 2017, foram 331 casos suspeitos de dengue, mas não houve nenhuma confirmação.

 

Limpeza (Foto: Reprodução)
Limpeza (Foto: Reprodução)

 

Tópicos: Dengue
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2018 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |