Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 23 de Outubro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Índios ameaçam fechar a BR 364 em Cacoal.

Cerca de 200 indígenas já ocupam o Distrito Sanitário de Saúde Indígena e 100 chegarão à cidade.

tudorondonia, 04/12/2015 11h06

índios (Foto: reprodução) Ampliar imagem: índios (Foto: reprodução)
índios - Foto: reprodução

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) está mobilizando a bancada federal para tentar evitar que 200 índios de cinco etnias fechem a BR 364 em Cacoal. Eles já ocuparam o Distrito Sanitário da Saúde Indígena no município para protestar contra o que chamam de descaso do governo. Lideranças explicaram ao parlamentar que há muitos índios morrendo, principalmente de tuberculose.

De acordo com Ezequiel, os índios exigem a presença do secretário de Saúde Indígena, Antônio Alves, ou então de um representante da secretaria ainda nesta quinta-feira (3). “O ideal é que seja o próprio secretário, senão teremos problemas”, adiantou o deputado.

Ezequiel Júnior citou que outros 100 índios de mais etnias estão chegando a Cacoal nas próximas horas. “Se a rodovia for fechada, vai demorar a ser reaberta. Quando brancos interditam uma BR a Polícia Rodoviária Federal pode agir rapidamente. Em se tratando de índios, é diferente”, lembrou.

O deputado foi procurado por uma amiga, a liderança Maria Leonice Tupari, por isso decidiu interceder pelos indígenas, acionando a bancada federal. “A reivindicação deles é justa. Pelo que alegam, a situação está muito difícil nas aldeias, devido à inércia da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), em Brasília”, acrescentou.

Ainda de acordo com Ezequiel, os indígenas disseram que já enviaram diversos recados à Sesai, e como não foram atendidos decidiram agir de forma mais dura. “Sou a favor da negociação. Quando foi procurado por Maria Leonice Tupari vi que o caso é sério, mas entendo que a situação pode ser resolvida sem que a BR 364 seja fechada”, afirmou.

O parlamentar disse que os índios também estão protestando contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que define demarcação de terras indígenas quilombolas e áreas de preservação ambiental. “Eles alegam que a forma como está sendo feita é prejudicial às etnias”, destacou.

Tópicos: Índios
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |