Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 29 de Abril de 2017

Siga!

Nosso RSS

Google está fazendo lentes de contato inteligentes para acompanhar sua saúde

O Google avisou em seu blog oficial que começará a fazer lentes de contato inteligentes

Gizmodo, 17/01/2014 08h37

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:
O Google avisou em seu blog oficial que começará a fazer lentes de contato inteligentes, com sensores integrados e circuitos. Sim, estamos chegando ao futuro, mas pode não ser o que você estava esperando: este não é um Google Glass que todos poderiam usar em público. Não é a próxima geração de heads-up display – na verdade, serve para acompanhar sua saúde.

Muitas pessoas com diabetes têm que monitorar atentamente o nível de glicose no sangue, senão correm o risco de desmaiar e, em casos extremos, entrar em coma ou até morrer. Só que espetar o dedo um milhão de vezes por dia – a fim de medir a glicemia – não é exatamente divertido.

Isso leva as pessoas a checar seus níveis de glicose com menos frequência do que deveriam, o que é obviamente perigoso. Praticamente qualquer coisa – seja comer, fazer exercício ou até suar – pode causar um aumento ou queda súbita do açúcar no sangue.

Assim, ao longo dos anos, cientistas vêm investigando formas de monitorar a glicose sem usar sangue. Um dos alvos mais promissores são as lágrimas. O problema é que elas não são exatamente fáceis de se coletar: você prefere picar o dedo ou espetar um cotonete em seu globo ocular?

Então o Google X, laboratório que nos trouxe o Glass, carros autônomos e outros projetos malucos, surgiu com a ideia de uma lente de contato com chips e sensores tão pequenos que parecem glitter, e uma antena mais fina do que um cabelo humano, segundo eles.

Parece loucura, mas será que funciona? Eis o que o Google tem a dizer sobre isso:

-Estamos testando uma lente de contato inteligente, feita para medir os níveis de glicose em lágrimas usando um minúsculo chip sem fio e um sensor de glicose miniaturizados, que são encaixados entre duas camadas de material macio de lente de contato.

Estamos testando protótipos que podem gerar leituras uma vez por segundo. Nós também estamos investigando o potencial para que isso sirva como um alerta para o usuário, por isso queremos integrar pequenas luzes LED que acendem para indicar que os níveis de glicose estão acima ou abaixo de certos limiares.

Esta tecnologia ainda está em seu início, mas nós completamos vários estudos clínicos que estão ajudando a refinar nosso protótipo. Esperamos que isso possa um dia levar a uma nova forma de controlar o diabetes em pessoas com a doença.-

A lente ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas o Google já está em discussões com a FDA (espécie de Anvisa americana), e eles planejam buscar parceiros para levar as lentes ao mercado.

Será que as lentes poderiam medir mais do que a glicemia? Na feira CES deste ano, vimos cerca de sete mil empresas com pulseiras para monitorar a saúde – a maioria delas feia e desconfortável. Imagine usar uma lente, em vez de pulseira. Frequência cardíaca seria fácil, fora o rastreamento mais preciso do sono REM (movimento rápido dos olhos).

E como exibir essas informações? Na verdade, a ideia de uma lente de contato com tela já foi vista antes. Babak Parviz, um dos engenheiros do Google X, criou uma lente de contato que projeta informações nos olhos; parece que esta novidade do Google é uma evolução da ideia. Mas até que eles criem uma tela para nos dar realidade aumentada, acho que nossos impulsos geek não ficarão satisfeitos. Tudo bem! Este já é um primeiro passo muito bacana. [Google]
Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |