Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 20 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Famílias se mobilizam para cavalgada em Ariquemes, RO

G1 RO/ Eliete Marques, 26/07/2013 07h20

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:

Ao som do berrante, famílias de pecuaristas de Ariquemes (RO) realizam a 5º edição da cavalgada Sombra da Mata. Na manhã desta quinta-feira (25), uma tropa de cerca de 50 pessoas se deslocavam de uma propriedade rural, distante 30 quilômetros do município, para se juntarem a cavalgada da Exposição Agropecuária de Ariquemes (Expoari) no sábado (27). De acordo com os pecuaristas, a cavalgada Sombra da mata tem o objetivo de reunir as famílias e manter a tradição das marchas dos cavalos. Ao contrário de outros municípios, a organização da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) manteve a realização da cavalgada no município.

 

Apesar do vento frio, pessoas de todas as idades acordaram cedo, montaram os cavalos e seguem o percurso na zona rural do município. No caminho, os cavaleiros param em propriedades para alimentação e descanso. A estudante Vitória Daltiba, de 15 anos, toca o berrante para a tropa. “Esta é o quarto ano que eu e minha família participamos dessa cavalgada. É um momento diferente para nós. Até estou aprendendo a tocar berrante”, conta.
O advogado Nilton Marena conta que mora na cidade, mas que aproveita a cavalgada para juntar a família e amigos. O pecuarista Antonio Custódio ressalta que a cavalgada Sombra da mata é uma preparação para a cavalgada da Expoari.“Esse é um momento de esquecer os celulares; de se divertir com os amigos e familiares, e também para manter a tradição da cavalgada. No caminho paramos em propriedades de amigos, onde já somos esperados; é uma confraternização, até chegarmos à cavalgada da Expoari”, expõe.

Doença de Mormo
As cavalgadas das cidades de Vilhena e Cacoal foram canceladas, devido a confirmação do primeiro caso da doença mormo em equinos em Rondônia, ocorrido em junho de 2013, em Cujubim (RO). No entanto, o presidente da APA, Idair Pasqualini, explica que a manutenção do evento foi uma decisão tomada embasada em elementos técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

“Conversamos com o Idaron e concluímos que poderíamos continuar com o evento. A cavalgada é um atrativo especial da festa, onde participarão várias comitivas, tanto de Ariquemes, como de outras cidades”, enfatiza.
O presidente do Idaron, Marcelo Henrique Borges, explica que apesar de o estado estar em alerta, devido ao caso confirmado em Cujubim, não houve mais registros da doença em Rondônia. Após a confirmação da doença no município de Cujubim, o exame laboratorial capaz de detectar a doença mormo passou a ser obrigatório para emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), através da portaria número 188/2013 do dia 17 de junho.
Depois disso, Borges ressalta que 1,2 mil animais retiraram o GTA, ou seja, apresentaram resultado negativo para a doença de mormo. “Estamos monitorando a doença, mas até o momento o caso de Cujubim é isolado. Exames foram feitos em animais de propriedades vizinhas, e deram negativo para a doença. Além disso, fizemos uma coleta aleatória, em virtude das primeiras cavalgadas no estado, e todas foram negativas”, destaca.

De acordo com o Idaron, o percurso da cavalga não será fiscalizado por falta de efetivo, no entanto, os cavaleiros deverão apresentar os resultados dos exames de mormo, anemia e atestado clinico veterinário para entrar no parque de exposição. “Animais que apresentem sintomas, como corrimento nasal e feridas serão proibidos de entrar no parque, mesmo com os exames”, enfatiza o presidente do Idaron.
Cronograma da cavalgada
A cavalgada está prevista para ter início às 8h. Os cavaleiros irão se reunir próximo à rodoviária, na Avenida Capitão Silvio. A marcha irá percorrer as Avenidas Juscelino Kubitschek, Jamari, Tancredo Neves, e Avenida Hugo Frey. A cavalgada encerrará no parque de exposição.

 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |