Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 23 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Rondônia registra crescimento recorde no número de piscicultores

G1, 30/01/2013 08h01

Tambaqui é o peixe mais cultivado no estado (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)
Tambaqui é o peixe mais cultivado no estado - Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes

Rondônia registra um salto na produção de peixe em cativeiro no últimos dois anos. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o estado possui cerca de 2.5 mil piscicultores. Somente em 2012 foram cadastrados cerca de mil, em 2011 foram 706.  “A cultura começou em 2010 com algumas dezenas de piscicultores, ao longo de dois anos o número saltou de forma expressiva”, afirma Marli Lustosa Nogueira, bióloga, diretora da Divisão de Recursos Pesqueiros de Rondônia.

A cultura começou em 2010 com algumas dezenas de piscicultores, ao longo de dois anos o número saltou de forma expressiva" - Marli Lustosa Nogueira, Bióloga

O tambaqui é o peixe mais cultivado seguido do pirarucu. Por enquanto a produção dos peixes em cativeiros é vendida para os estados do Amazonas e Mato Grosso. Para Marli, o ramo de atividade vem crescendo no estado por causa da rapidez burocrática.

“Em 15 dias o novo empresário pode conseguir a licença de operação. Respeitando os prazos de envio de documentos e com o atestado de situação regular dos fiscais da Sedam, após fiscalização, a produção pode ter início”, disse a bióloga.

Somente em 2012, cerca de 500 novas licenças de operação foram emitidas. Para obter esse tipo de licença é necessário passar pelas etapas de licença prévia, de instalação e de fiscalização dos agentes da Sedam.

Para 2013 a expectativa é a de que sejam produzidas cerca de 79 mil toneladas de peixes. Os maiores produtores estão localizados na região do município de Ariquemes. A maior concentração de licenciados está na região do município de Cujubim.

“A fiscalização é feita a cada dois anos ou quando há mudanças no sistema de produção ou ampliação do negócio”, explica Marli que conta que o próximo passo, através do termo de cooperação, é a venda para países como o Japão.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |