Rondônia VIP, 30/01/2013 07h19
Quando o Srº Jorge Gama nasceu não havia rádio, televisão e sequer se sonhava em internet. Carros era uma realidade distante e as pessoas se locomoviam de trem, carroça e cavalo. Faltando apenas 5 meses para completar 103 anos de idade, o Srº Jorge diz que envelhecer é triste, mas sorri ao lembrar de alguns detalhes de sua longa vida. Só posso contar um pedaço, que se fosse pra falar tudo vocês não sairiam mais daqui desculpou-se, enquanto segura sua bengala sentado no quintal debaixo das mangueiras que é seu local preferido para passar as tardes ao lado dos filhos, netos e vizinhos que com muito carinho o visitam.
O idoso nasceu em 17 de Junho de 1910 em Miracema RJ e a década do nascimento dele foi marcada por importantes eventos históricos como a 1ª Guerra Mundial (1914 – 1918), naufrágio do navio Titanic (1912) e o início da Revolução Russa (1917), a gripe espanhola, a 2ª Guerra Mundial, e como bom pai, o nascimento e a formatura dos filhos.
Mas foi a morte de sua esposa que fez Srº Jorge chorar. Ele se lembra emocionado, e mostra a casa onde viveu por mais de 26 anos com sua esposa e filhos ainda pequenos, ao todo foram 60 anos de convivência com sua mulher, ela que não teve a sorte da longevidade faleceu aos 74 anos de idade.
Carioca, ele se mudou com a família para Rondônia na década de 70, a procura de sucesso. Onde depois de passar por Cacoal e Vilhena, construiu uma vida no município de Campo Novo de Rondônia, na LC 10 Km 105, onde reside até hoje. Apesar da idade avançada, Jorge é extremamente lúcido e senhor de si. Sofre com a perda da audição e visão mas faz questão de realizar sozinho as pequenas tarefas do dia a dia. Quando um vizinho me perguntou no meu aniversário de 100 anos qual o mistério da minha vida. Eu afirmei que é comer pouco, dormir pouco e rezar muito, Disse Sr Jorge.
Orgulho do patriarca. "Ele é um pai exemplar. Um orgulho”, diz a filha, ainda conta que em todos os anos é feita uma festa para o pai sempre reunindo a família. “Todo ano é alegria, mas este está ele mais animado”, comenta. O idoso vive com um dos filhos que o cuida dele. Os outros 08 filhos, juntamente com muitos netos, bisnetos e tataranetos o visitam com muita frequência e passam parte do dia juntos. “Quando ele manda a gente embora, a gente fica no outro cômodo. A gente não o deixa sozinho. Ele tem gente para cuidar dele o tempo todo”, diz a filha. Marilene Gama uma das filhas mais novas, afirma que o pai é independente, mesmo assim precisa de atenção já que anda com um pouco mais de dificuldade devido à idade.
A preocupação é evitar quedas e ferimentos. Entre as atividades preferidas dele está a caminhada pelo sítio, quando o acompanha até as plantações ele fica por horas observando. Para os parentes, a longevidade do idoso é motivo de orgulho e um exemplo de vida. “Quem me dera eu chegar aos 80 anos! Se eu chegar aos 70 está bom demais”, brinca uma das netas.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |