Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 28 de Maio de 2017

Siga!

Nosso RSS

Governo do Estado anuncia construção de novo aeroporto em Ariquemes

Assessoria, 28/01/2013 13h41

Com R$ 28 milhões da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) o Governo do Estado de Rondônia anunciou a construção de um novo aeroporto para a cidade de Ariquemes. O anúncio foi realizado em reunião do governador Confúcio Moura com representantes da sociedade civil organizada, na manhã de segunda-feira (28).

O novo aeroporto terá uma pista de 1,8 mil metros por 30 metros de largura, o que possibilitará o pouso e a decolagem de aeronaves de grande porte, com até 250 passageiros. “A pista desse novo aeroporto será maior do que a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro”, explicou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e de Transportes (DER) Lúcio Mosquini, que também participou da reunião.

Na reunião foi estabelecido um cronograma de trabalho que contempla a licitação e a elaboração do projeto, a aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e uma nova licitação para a execução das obras. Todas essas etapas devem ser realizadas no período de um ano, sendo que o tempo de execução das obras terá duração de mais um ano. “Nós precisamos ser rápidos, pois corremos o risco de perder esse recurso que já está destinado para o aeroporto de Ariquemes”, comentou o governador Confúcio Moura.

O ex-prefeito e diretor da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Márcio Raposo, ressaltou que a construção de um aeroporto com capacidade para receber voos comerciais colocará Ariquemes numa posição privilegiada para receber investimentos. “Já perdemos muitos investidores pela falta de voos comerciais. Vamos mobilizar toda a sociedade, pois sabemos a importância de um aeroporto para o desenvolvimento não só de Ariquemes, mas de toda a região”, afirmou o empresário.

Para o vice-presidente da ACIA, José Carlos, o resultado da reunião foi positivo. “Conseguimos o comprometimento do Governo do Estado para a realização de um grande investimento em Ariquemes, que será um legado para as futuras gerações”, ressaltou o representante da ACIA.

O deputado estadual Saulo Moreira se comprometeu em buscar recursos de emendas parlamentares para a aquisição da área onde será construído o novo aeroporto.

GOVERNADOR (Foto: ASSESSORIA)
Governador durante anúncio (Foto: Divulgação/Assessoria)

Aeroporto atual

Com o anúncio da construção de um novo aeroporto, o aeródromo já existente receberá o balizamento e a instalação de iluminação para que aeronaves de pequeno porte possam operar regularmente até durante a noite – o aeroporto atual tem pista homologada pela Anac, contudo seriam necessárias várias adaptações para a operação de voos regulares de grandes aeronaves e precisaria ficar fechado por pelo menos um ano, durante o período de obras.

Os representantes da sociedade civil ariquemense preferiram buscar uma área um pouco mais afastada da cidade para a construção do novo aeroporto

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |