Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 18 de Agosto de 2017

Siga!

Nosso RSS

SAMU de Ariquemes sofre com trotes

Yes Mania, 20/12/2012 08h27

Coordenador de Urgência e Emergência de Ariquemes, Marconi, lembra que a brincadeira pode custar uma vida (Foto: Reprodução)
Coordenador de Urgência e Emergência de Ariquemes, Marconi, lembra que a brincadeira pode custar uma vida - Foto: Reprodução

Quando a pessoa liga para o SAMU/192, cai numa central de regulação, onde, além das telefonistas, estão profissionais de saúde, inclusive médicos. São eles que definem o tipo de atendimento, dependendo da gravidade do caso.

De acordo com dados do SAMU/192 de Ariquemes, cerca de 60% das ligações recebidas pelo SAMU 192 são trotes. O número do telefone do SAMU, o 192, é para atender as situações de emergência, nas quais pessoas precisam de atendimento médico imediato porque estão passando mal ou por que sofreram um acidente. Por isso, o ministério reforça o alerta: quando o serviço recebe um trote, várias pessoas deixam de ser atendidas.

O coordenador de Urgência e Emergência de Ariquemes, Marconi, lembra que a brincadeira pode custar uma vida. “Nosso papel é estar muito próximo da população, que ela possa entender o significa ligar esse dígito 192. Significa um socorro a saúde. Então na hora que estou ocupando esse digito com uma brincadeira, com uma mentira, um trote, eu estou correndo risco de fazer alguém que esteja com um problema grave possa até evoluir para um agravo maior ou até o óbito”.

O coordenador explica que para combater os trotes ao SAMU 192, é necessário educar a população sobre o serviço. Marconi destaca a importância do trabalho educativo realizado com as crianças. A hora que a criança entender e ver como esse serviço funciona os trotes vão caír em mais de 50 e 60%”.

Quando a pessoa liga para o SAMU/192, cai numa central de regulação, onde, além das telefonistas, estão profissionais de saúde, inclusive médicos. São eles que definem o tipo de atendimento, dependendo da gravidade do caso.

O SAMU 192 criou uma nova forma de comunicação com as crianças. É a Turma do Samuzinho, criada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para conscientizar os pequenos sobre a importância do serviço.

No site da turminha você encontra informações sobre o trabalho dos atendentes de saúde, mural de recados, gibi com estórias e desenhos para colorir. As crianças também podem criar uma carteirinha para fazer parte da “Turma do Samuzinho”. 

Tópicos: SAMU, Trote, Engano, Ariquemes
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

  • De: Mapinguari e Curupira às 01/01/2013 09h32
    Lamentável.
    Lamentável também é a informação contraditória. Afinal, 1/6 (17%) das ligações, conforme diz o título, ou 60% são trotes?
  • De: Renato às 29/12/2012 15h36
    O reporter faltou na aula de matemática, 60% de 6 ligações, são 3,6 ligações, portanto a cada 6 ligações, 3,6 são trotes.
  •  Comente você também 
 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |