G1, 22/11/2012 15h28
A construção do novo presídio de Ariquemes, RO, teve início há quatro anos. Após várias paralisações e troca de empreiteiras, a construtora A. C. Construções e Terraplanagem, é a responsável pela obra desde fevereiro deste ano, mas a empresa alega falta de pagamento, por parte do governo há três meses, e esse seria o motivo para a paralisação das obras. Segundo a diretoria da empresa, os funcionários podem receber aviso prévio nesta sexta-feira (23).
“A falta de pagamento é um entrave para a finalização das obras. Eu compro tudo à vista e faço os pagamentos todo dia 28. Não estava conseguindo manter e tive que diminuir os funcionários, o que adia a conclusão. Já pedi a prorrogação da entrega da obra em mais três meses”, ressalta o sócio proprietário da empresa, Valter Luiz Rossoni.
O novo presídio terá capacidade para 360 vagas. A previsão de entrega até dezembro de 2012 era de 120 vagas, na primeira das três etapas a serem concluídas.
Em entrevista a redação, o secretário estadual de Justiça, Fernando Oliveira, relata que o governo passa por um momento difícil. “A gente tem se esforçado ao máximo para efetuar os pagamentos, mas assim como outros estados, estamos com dificuldades, pois o governo federal está apertando o cinto e reduzindo os repasses”, justifica Fernando.
Rossoni conta que a construtora pretendia concluir as obras dos quatro blocos compostos por ala de isolamento, encontros íntimos, tratamento médico, recepção e triagem, até dezembro deste ano. Por causa da falta de pagamento, a construtora diminuiu o número de funcionários, de 85 para 33.
Há uma semana, o governo realizou o pagamento de R$ 174 mil, porém, este valor seria referente ao pagamento de agosto. “Eles [governo] prometem pagar toda semana, mas não pagam. Preciso receber o restante, R$ 455 mil de três meses de trabalho em atraso, pois não aguento mais usar recursos próprios. Amanhã [23] darei aviso prévio para todos funcionários e se não receber o restante até dia 23 de dezembro, as obras serão paralisadas”, afirma Rossoni.
De acordo com o secretário, o estado realiza os pagamentos aos fornecedores entre os dias 5 e 10 de cada mês, e que os pagamentos pendentes a A.C Construtora será realizado. “O governo tem interesse na conclusão desta obra, e pode ter certeza que os trabalhos não irão ser paralisados” garante o secretário.
Conforme o promotor de Justiça da Curadoria de Execuções Penais de Ariquemes, Jarbas Sampaio Cordeiro, o novo presídio irá desafogar a Casa de Detenção, onde cerca de 360 presos vivem num local que tem capacidade para 108. “Precisamos muito desse novo presídio, pois a situação está insustentável. Com nova unidade vamos poder separar os presos condenados dos provisórios, o que irá contribuir para melhorar a funcionalidade do sistema penitenciário de Ariquemes”, enfatiza.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |