Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Julho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Teles terão sistema para bloquear celular pirata

INFO Online, 17/11/2012 08h57

As principais operadoras do país, Vivo, Claro, TIM e Oi –, já implementam um sistema em suas centrais de operação que irá barrar a utilização de celulares piratas no Brasil.

Segundo reportagem do site G1, o sistema começará a funcionar em todo o país a partir do primeiro trimestre de 2013.

Atualmente, nem a Anatel e nem o Sinditelebrasil (sindicato que representa as teles) possuem dados de quantos aparelhos piratas estão em atividade no país.

A implementação do sistema custará mais de R$ 10 milhões às operadoras e faz parte do plano de investimentos das teles para melhorar a qualidade do serviço no país.

Segundo as empresas, o objetivo é reduzir a quantidade de reclamações contra os serviços de telecomunicações, pois celulares piratas seriam de baixa qualidade e contribuem para a queda de chamas e o aumento de queixas.

Como irá funcionar – O sistema irá bloquear todos os celulares que não forem homologados pela Anatel, seja aparelho contrabandeado ou falsificado.

Todo aparelho certificado recebe uma identificação, conhecida como IMEI. O programa irá reconhecer os dispositivos que não estiverem nessa listagem e irá bloquear o celular.

Esse procedimento será feito quando o usuário precisar cadastrar um novo chip. Ao tentar registrar-se em um aparelho pirata, o sistema irá identificar que se trata de um celular pirata e a operadora informará o usuário de que não será possível realizar a habilitação.

Além disso, usuários que tentarem cadastrar um novo chip em um aparelho homologado para depois utilizá-lo em um celular pirata também poderão ser identificados.

Isto porque o sistema fará um acompanhamento do IMEI dos aparelhos usados por cada linha habilitada e assim poderá identificar chips utilizados em celulares piratas.

No entanto, quem já possui um chip habilitado e utiliza um celular pirata, poderá continuar usando o aparelho, pois o sistema não terá como identificar linhas já cadastradas.

Segundo as empresas, o sistema também poderá ser utilizado futuramente para identificar e bloquear aparelhos que tenham sido roubados ou furtados.

Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |