Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 26 de Julho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Processo Seletivo do Instituto Federal de Rondônia reserva 50% das vagas para rede pública

Governo federal publicou nesta segunda (15) decreto que regulamenta as cotas sociais

Assessoria, 16/10/2012 13h05

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:

O governo federal publicou nesta segunda-feira (15), o decreto 7.824/2012 que regulamenta as ações afirmativas/cotas sociais (lei 12.711/2012). A lei estabelece que 50% das vagas das instituições federais sejam destinadas a alunos de escolas públicas. No Processo Seletivo 2013/1 do Instituto Federal de Rondônia(IFRO), que recebe inscrições até o dia 08 de novembro, a determinação já está valendo.
No edital publicado na página www.ifro.edu.br, o estudante poderá saber a quantidade das vagas reservada porcritério de cor, rede de ensino e renda familiar (até um salário-mínimo e meio por pessoa da família) em cada curso e turno.
As inscrições no Instituto nos câmpus localizados emsete municípios do Estado estão sendo realizadas no site do próprio órgão que oferece vagas em 13 cursos técnicos e oito de nível superior, distribuídos entre os municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho (Calama e Zona Norte) e Vilhena.Sãoofertadasum total de 1.890 vagas, sendo 1.200 vagas para os Cursos Técnicos Integrados, 320emTécnicos Subsequentes ao Ensino Médio e 370 para os de Graduação.
Para os estudantes que concluíram todo o ensino fundamental na rede pública,as oportunidades são para os cursos técnicos integrados, ou seja, que reúne conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional. Aqueles que terminaram o Ensino Médio em escola pública, o IFRO oferece vagas em Cursos Técnicos Subsequentes, que tem duração de até dois anos, e de nível superior, neste caso, as ofertas são nas áreas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Laticínios e Gestão Pública.
Já 20% das vagas da ampla concorrência serão reservadas às pessoas optantes pelo ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, e outras 5%  às pessoas com deficiência.
O Processo Seletivo Unificado 2013/1 será realizado em uma única etapa, consistindona aplicação de prova com questões de múltipla escolha para os Cursos Técnicos nas Modalidades Integrado e Subsequente, e prova com questões de múltipla escolha e redação para os Cursos de Graduação. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro de 2012.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |