Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 28 de Junho de 2017

Siga!

Nosso RSS

SEMAIC inicia distribuição de calcário no setor chacareiro

Comunicação PMA, 19/09/2012 07h59

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:

A Prefeitura de Ariquemes por intermédio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), iniciou a distribuição de calcário para os chacareiros do Projeto Hortifrut Granjeiro situado na BR 257, sentido Machadinho D’oeste.

Por meio de um convenio com o Governo do Estado, o Projeto de Mecanização Agrícola da SEMAIC, fará a distribuição de mais de 500 toneladas de calcário, sendo que cada produtor será beneficiado com cerca de 4 toneladas.

A secretária de Agricultura, Mary Braganhol, acompanhou as primeiras entregas e destacou que o objetivo da SEMAIC é contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar e aumento da produção no município. “Esses incentivos são para que o produtor tenha condições de atender os programas do Governo Federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar, Cooperativa de Produtores Rurais e Agroindústrias do Vale do Jamari (COAPRAV)  e comércio local.

O Coordenador do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar de Ariquemes (PROVE), Élio Kreuzberg, explica a importância da utilização do insumo na agricultura, “os solos de Ariquemes são ácidos, o que limita o rendimento das plantas cultivadas. Esses solos possuem alto teor de elementos tóxicos para as plantas e baixos  teores de nutrientes, especialmente fósforo potássio, cálcio e magnésio. A utilização de calcário para corrigir a acidez do solo é de fundamental importância para ampliar a produção agrícola”.

O produtor rural Wilson de Assis, cultiva com ajuda dos dois filhos, limão Taiti e laranja.  Ele falou da importância do insumo para alavancar a produção, “temos 600 pés de limão e 600 de laranja, queremos aumentar a produção neste ano, a correção de solo com o calcário é fundamental, pois as terras aqui são muito fracas. Com a calagem além de produzir mais, a planta fica resistente a pragas e doenças”, disse Wilson.
 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |