Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 01 de Outubro de 2014

Siga!

Nosso RSS

Caerd usa dinheiro público para equilibrar contas

O Estadão, 12/05/2012 18h01

João Leite contesta balanço da Caerd (Foto: Arquivo)
João Leite contesta balanço da Caerd - Foto: Arquivo

Na semana passada no dia 03 de Maio de 2012 a Caerd (Companhia de Água e Esgoto de Rondônia) publicou suas Demonstrações Financeiras e Balanço Patrimonial juntamente com o parecer do Conselho de Administração e Relatório de um Auditor Independente, referente aos anos de 2009, 2010 e 2011.

O demonstrativo aponta que a situação econômica da Caerd só não é pior que os serviços que a empresa presta a população de Rondônia. Ainda segundo as demonstrações financeiras, a Caerd apresentou um prejuízo de R$ 34 Milhões de reais em 2011, acumulando nos últimos três anos um prejuízo total aproximado de mais de R$ 100 Milhões de reais.

De acordo com o balanço, a administração tem deixado de pagar as contas de energia elétrica à Eletrobrás e os impostos da receita federal para equilibrar suas contas. “O que significa afirmar que a Caerd vive à custa do dinheiro público”. É o que afirma o vereador de Ariquemes João Leite (PP), que é técnico em contabilidade há 35 anos.

Todo dinheiro que a Caerd deixa de pagar à Receita Federal, é na verdade, subtraído da população: pessoas comuns, empresas que pagam seus impostos. Além disso, a Caerd, apesar de ter uma das maiores tarifas do Brasil, contribui para o aumento do custo da energia elétrica através da inadimplência com a Eletrobrás. Pois, toda empresa que deixa de pagar energia elétrica passa este custo os bons pagadores, conclui o vereador.

No balanço está evidente a falta de transparência, com que a companhia trata suas finanças. A situação da Caerd é tão caótica que até o auditor contratado por ela, que assina pela empresa Audinderon - Auditores Independentes de Rondônia - não se sentiu confortável com os elementos apresentados para o processo de auditoria das demonstrações financeiras da estatal. A auditoria emitiu uma opinião adversa às contas apresentadas:

Na opinião do auditor, “as Demonstrações Contábeis não apresentam adequadamente a posição Patrimonial e Financeira da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia – Caerd, em 31 de Dezembro de 2011”. Em resumo vários elementos colocam em dúvida a capacidade financeira da Caerd uma vez que o patrimônio líquido está negativo desde 2009 e a situação econômica piora ano após ano.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Desfile 7 de Setembro - Foto: Rondoniavip

Desfile 7 de Setembro

Desfile 7 de setembro
 

Últimas notícias

Enquete

Na Sua Opinião como está a Administração de Lourival Amorim, Prefeito de Ariquemes?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2014 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |