Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 17 de Agosto de 2017

Siga!

Nosso RSS

ARIQUEMES: Confúcio Moura lança moeda social digital

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social, 24/04/2012 08h47

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social (Foto: Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação) Ampliar imagem: Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social (Foto: Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação)
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social - Foto: Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação

Comerciantes, prestadores de serviços e moradores em geral dos setores 9 e 10 da cidade de Ariquemes, passarão a contar com uma nova moeda, além do real, em suas transações comerciais. Começa a circular, a partir desta semana, a moeda social digital, uma experiência inédita em Rondônia, que tem o objetivo de manter o dinheiro circulando entre a própria comunidade, de forma a fortalecer o comércio e gerar emprego e renda. A rede credenciada oferecerá descontos específicos aos usuários da moeda digital.

A modalidade de moeda social foi inspirada num projeto lançado pelo governo do Ceará, como um diferencial criado por José Arnaldo, presidente do Banco do Povo, a quem a nova moeda é vinculada. No Estado nordestino, utiliza-se uma espécie de papel moeda. Aqui, Arnaldo optou por um cartão, semelhante a um cartão de crédito comum, mas que segundo ele, é muito mais que isso. “É um projeto inovador. Com ele, o dinheiro não sai do bairro”, destacou.

Vinculada ao Banco do Povo, responsável pela gestão, pagamentos e recebimentos, a moeda social faz parte do Plano Futuro, no segmento de inclusão bancária e fortalecimento da economia doméstica. Durante o lançamento, na quadra de esportes da escola Magdalena Tagliaferro, na tarde do último sábado (21), o governador Confúcio Moura fez a entrega dos cartões aos primeiros clientes e também de máquinas leitoras do cartão.

“Enquanto o juro do cheque especial está na faixa dos 10%, aqui vocês terão juro zero e prazo para pagar suas compras”, disse o governador ao falar dos benefícios oferecidos pela nova moeda. Moura disse que o projeto foi lançado experimentalmente em Ariquemes e que por isso terá os resultados monitorados antes de ser levado a outros municípios.

Como funciona?

O projeto distribuirá, inicialmente, mil cartões com limite de até R$ 600, com potencial de injetar R$ 6 milhões na economia dos dois bairros. Com o limite aprovado, o portador do cartão irá até o comércio ou prestador de serviço e efetuará a transação. O estabelecimento credenciado poderá receber do Banco do Povo em data pré-determinada, em sua conta-corrente bancária ou então via crédito em seu próprio cartão da moeda social digital, para que gaste no próprio bairro. Quando o portador do cartão pagar o boleto emitido pelo Banco do Povo referente às suas compras, um novo ciclo se iniciará, com o dinheiro circulando sempre dentro do bairro. Em Ariquemes as informações são fornecidas pelo telefone (69) 3536-3151.



Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |