Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 27 de Julho de 2017

Siga!

Nosso RSS

RONDÔNIA: Perfil do Consumidor Rondoniense Esta Mudando, Segundo PROCON-RO

ASSESSORIA PROCON, 17/04/2012 08h34

FOTO ILUSTRATIVA (Foto: FOTO ILUSTRATIVA) Ampliar imagem: FOTO ILUSTRATIVA (Foto: FOTO ILUSTRATIVA)
FOTO ILUSTRATIVA - Foto: FOTO ILUSTRATIVA

Com o advento da Lei 8078/90, Código de Defesa do Consumidor e o trabalho desenvolvido pelas Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS) através do PROCON Rondônia, o perfil dos consumidores tem se modificado positivamente nos últimos anos, conforme explica o Coordenador do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON), Rui Costa.

O número de consumidores mais informados e atentos aos detalhes dos contratos tem sido cada vez maior, fato comemorado PROCON. De acordo com o Coordenador, o público está mais informado sobre as relações de consumo. “Entretanto, existe uma parcela que não tem conhecimento sobre os seus direitos, sobre o código e o que nele está estabelecido”, explica.

Rui esclarece que cerca de 50% dos consumidores estão bem informados, aptos a exercitar um direito básico previsto pelo inciso III, do artigo 6º do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC). “Para mim é o mais importante, porque tem duas abrangências; primeiro, educar, e o outro é fornecer o conhecimento para que o consumidor se inteire da relação de consumo”, destaca.

No ano passado, o PROCON colocou em pratica  uma serie de ações que levam conhecimento sobre a relação de consumo, visando os direitos dos consumidores, através de palestras educativas em faculdades, escolas e visitas em inúmeros estabelecimentos comerciais.

Precaução

Embora mais informados, o coordenador do programa observa que, infelizmente, alguns consumidores só procuram seus direitos quando constatam alguma violação. Ele reitera a necessidade de o consumidor sempre tentar, em uma relação de consumo, adquirir informações antes de consumá-la, para que esteja mais capacitado daquilo que pode acarretar em relação a essa compra ou aquisição de um produto.

O PROCON não é apenas um órgão que estabelece o direito ou intermedeia um acordo entre consumidor e fornecedor, mas também presta orientações. “Aquilo que não é da competência do PROCON, a gente orienta qual caminho e quais os órgãos competentes para o consumidor resolver o seu problema”, reitera.

Ranking

Atualmente, os três itens que lideram a lista de reclamação do PROCON em todo o Estado, conforme explica Rui, são as instituições financeiras, distribuidores de energia Elétrica, e as empresas de telefonia. Entretanto, o órgão tem buscado fazer contatos com as empresas na expectativa de melhor atendimento na venda e na pós venda, visando um melhor atendimento ao consumidor, como também orientando o consumidor a buscar todas as informações necessárias na hora da compra ou contratação de serviços.

Atendimento

o consumidor que se sentir lesado na compra ou na contratação de serviços, pode procurar os balcões de atendimento do PROCON nos municípios de Porto Velho, Rolim de Moura e Ji-Paraná no Shopping Cidadão e nas Regionais de Ariquemes e Vilhena.

FONTE: ASSESSORIA PROCON-RO
 

Tópicos: PROCON
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |