Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 23 de Julho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Rondônia é o primeiro a implantar serviço de moto-resgate

Decon, 17/04/2012 20h45

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:

O aumento da frota de veículos, os congestionamentos e ruas estreitas são fatores que dificultam o acesso do socorro às vítimas de acidente de trânsito. Para tentar amenizar esse problema e dar mais agilidade ao atendimento, o governador Confúcio Moura, juntamente com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ubirajara Caetano, implantaram na segunda-feira (16), no Comando Geral em Porto Velho, o serviço especial de moto-resgate.

Rondônia é o primeiro do Brasil a oferecer o serviço de moto resgate com desencarcerador. “Somos o primeiro do país a aderir a esse serviço, onde cada moto é adaptada com os equipamentos de primeiros socorros, mais dois alicates hidráulicos, o que vai permitir o resgate de vítimas presas as ferragens dos veículos”, explicou Coronel Caetano.

O serviço contará a princípio com 15 motocicletas em todo o Estado, equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros como, por exemplo, colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização, desfibrilador, além de dois desencarceradores. As motos-viaturas foram adquiridas com recursos próprios do Estado, num investimento de cerca de R$ 1,3 milhão.

As motocicletas adaptadas serão empregadas em regiões com tráfego intenso, com a finalidade de chegar ao local do acidente de forma mais rápida. “Essa tecnologia vem para ajudar na demanda dos acidentes, principalmente naquelas regiões de difícil acesso. É com imensa satisfação que entregamos essas unidades para a população, que conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros em situações difíceis, como a de um acidente de trânsito”, disse Confúcio.

O trabalho consiste na prestação dos serviços pré-hospitalares às vítimas de traumas e na sinalização, além de transmitir informações e facilitar o acesso de outras viaturas. “Nós estamos investindo em novas tecnologias, com isso, podemos garantir mais segurança e agilidade ao trabalho, dando uma resposta mais rápida à sociedade. Esse investimento trará grandes avanços”, disse o secretário adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis.

Em Porto Velho o número de acidentes de trânsito é grande, principalmente em horários de pico, momento em que o trânsito é intenso e nem sempre as ambulâncias conseguem ter fácil acesso ao local do acidente. “Com a moto-resgate, será possível chegar mais rápido no local chamado e agilizar os primeiros socorros, estabilizar o quadro da vítima, até a chegada da viatura que conduzirá para um hospital”, ressaltou o governador.

O governador disse ainda, que bem mais do que prestar atendimento às vítimas de acidente, é preciso estar presente nas ruas de Porto Velho, considerada uma das capitais com o trânsito mais violento do país. “Temos que fazer mais ações, mobilizar a população para diminuir os números de acidentes da Capital. Precisamos de gente nas ruas trabalhando na orientação, prevenção e repressão de motoristas apresados que não respeitam as leis e nem a vida”, finalizou Confúcio.


 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |