Assessoria e Jocenir Santanna, 21/03/2012 11h07
Ariquemes - A Procuradoria Jurídica do município indeferiu o pedido de escritura de uma área que abriga dois campos de futebol do bairro Marechal Rondon de Ariquemes. Com a decisão, o espaço continua sendo mantido para a prática esportiva e congraçamento dos moradores do local. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val PT) na sessão desta última segunda-feira (19). Na oportunidade ele agradeceu ao prefeito José Márcio Londe Raposo (DEM) e à secretária de Governo Debora Raposo por interceder em favor da comunidade.
Em seu discurso na Tribuna, Val explicou que assim que tomou conhecimento de que havia uma manobra para vender a área de uso comunitário, encarou uma longa batalha para defender os interesses dos moradores do bairro Marechal Rondon. As denúncias sobre o caso foram levadas ao conhecimento público ainda na sessão do último dia 12.
Morador do bairro há mais de 20 anos, contou que ficou surpreso com a notícia de que a única área de lazer da comunidade estava sendo reivindicada por um suposto proprietário que teria apresentado um contrato de compra e venda da área, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão de reais.
Irregularidades
Depois de levantar depoimentos dos moradores sobre a possibilidade da área ter um dono, e diante da negativa da informação de que ao longo dos anos ninguém havia se apresentado como proprietário da área, o vereador reuniu documentos que comprovam investimentos da Prefeitura Municipal na área durante anos, inclusive com a construção de cerca e iluminação pública em um dos campos, e manutenção do outro por máquinas da Prefeitura.
Para Val, nunca no bairro, que é o berço histórico do município, se ouviu falar de que a área teria dono, “e agora, de uma hora para outra aparece alguém pedindo para escriturar o local. E ainda tiveram a petulância de colocar uma placa de uma imobiliária colocando à venda toda a área que é de domínio popular, mas nós não aceitamos, e vamos defender a comunidade, que já é carente de oportunidades de lazer, e agora estavam querendo tirar o único espaço disponível para a prática esportiva e congraçamento da comunidade”, disse, acrescentando que, “não vamos admitir que alguém que não tem nenhum compromisso com a nossa cidade ou com a nossa comunidade venha tentar nos tirar ‘na mão-grande’ o que sempre foi nosso. Me criei jogando bola neste espaço, meus amigos e meus alunos sempre utilizaram o local como opção de lazer e de forma alguma eu deixaria que tirassem de nós o pouco que temos aqui no bairro”.
Investimentos
A prova de que a área é publica, conforme o vereador, vem ainda de outros investimentos feitos pelo município ao longo dos anos, a exemplo do desmembramento de parte da área para construir casas populares através do projeto Meu Cantinho, e a pavimentação asfáltica das ruas Albino Henrique e Francisco Chagas.
Val citou também que, durante o mandato do ex-prefeito Confúcio Moura (atual governador do estado) foi feita a transferência da titularidade da área para a comunidade. “E fomos orientados pelo próprio prefeito da época, para que deixássemos em nome da Prefeitura, pois assim o município poderia investir em melhorias, como fez em 2009 quando contratou uma empresa local e investiu R$ 46 mil em tela e iluminação, indenizou o Sr. Fausto Silva, um dos moradores mais antigos do bairro com um terreno em compensação a área de sua propriedade atingida pela pavimentação”, pontuou.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |