Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Agosto de 2017

Siga!

Nosso RSS

Campanha da Fraternidade 2012 debate a saúde pública

Odiario.com, 22/02/2012 21h43

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:


O arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes, anunciou à imprensa nesta quarta-feira (15), que o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2012 é "Fraternidade e Saúde Pública". Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha da fraternidade, que tem o lema bíblico "Que a saúde se difunda sobre a terra", pretende debater esse assunto durante o ano em todas as comunidades do Brasil.

Segundo o arcebispo, o objetivo da igreja católica é conscientizar a população sobre a realidade que envolve a saúde pública em nosso País e incentivá-la a mobilizar-se em prol da melhoria no serviço prestado.

"Para embasar nosso trabalho, coletamos dados oficiais do governo e instituições, mas principalmente na relação com as pessoas que dependem dos postos de saúde e hospitais públicos. Até porque somos procurados por elas quando ncessitam de auxílio em situações de sofrimento e precariedade", explicou.

 

 

Camp. Fraternidade (Foto: Camp. Fraternidade)
Camp. Fraternidade (Foto: Camp. Fraternidade)

Na opinião dele, a corrupção é um dos maiores problemas que afeta a saúde pública no Brasil. "O desvio ou uso indevido do dinheiro que serviria à saúde é um pecado social. Devemos lembrar o artigo 196, da Constituição Federal, onde diz que a saúde é direito de todos e um dever do Estado", completou.



Para demonstrar que a igreja não fica restrita apenas aos sermões, dom Orlando citou o trabalho da Pastoral da Criança que tem diminuído a mortalidade infantil no País, o atendimento aos portadores de HIV, as ações terapêuticas em instituições de recuperação de dependentes químicos e o trabalho com os pacientes de hanseníase nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

E dom Orlando salientou que o papel dos cristãos é estar bem informado. "O povo está muito acomodado e, por isso, é facilmente  manipulado por politiqueiros que não são políticos. Nosso objetivo é envolver a comunidade e ajudá-la a encontrar soluções para área tão básica e importante em nossas vidas", destacou.

O arcebispo lembrou que o voto é uma forma da população mostrar a sua insatisfação e exigir melhoria na qualidade de vida, porém, evitando citar o problema enfrentado pela saúde pública em Londrina em 2012 com diversos escândalos e linhas de investigações do Ministério Público envolvendo a prefeitura.

O padre Jaime Botero, da Paróquia São José Operário, na zna oeste de Londrina, é um dos membros da igreja londrinense mais envolvidos neste assunto. Ele participou de alguns protestos da sua comunidade exigindo o atendimento digno à população. Ele disse que suas palavras estão embasadas não somente em relatos dos fiéis, mas na constatação in loco nos postos de saúde de Londrina.

"Falta médicos, leitos para pacientes em estado grave e até esparadrapo para tratar ferimentos. A saúde pública na cidade já virou caso de polícia. Quando as autoridades dizem que está tudo bem é mentira, quimera e falsidade. Para eles, vai bem porque usufruem de planos de saúde, mas quem depende do SUS está sofrendo nas filas à espera de consultas e cirurgias", desabafou.

A expectativa da Igreja Católica com esta campanha é despertar, gradativamente, a população para a gravidade do problema na saúde pública e ajudá-los a tomar as providências. 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |