Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 24 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

1ª Etapa da Campanha de vacinação de cães e gatos acontece no dia 25

Comunicação PMA, 16/02/2012 09h45

 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

Ariquemes - A Prefeitura de Ariquemes, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), Centro de Controle de Zoonoses realizará no próximo sábado, (25/02), a 1ª Etapa da Campanha de vacinação anti-rábica em cães e gatos na área urbana. Desde o início do ano a vacinação está sendo realizada na área rural.

A estimativa é  imunizar 80% da população canina e 100% da população felina. Para isso, o Centro de Controle Zoonoses estará com vinte e três postos de vacinação distribuídos em todos os bairros da cidade, das 8h às 17h30, no dia 25/02.

Segundo informações da SEMSAU, a campanha é dividida em duas etapas sendo uma no início e a outra no final do ano, com objetivo de prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana.

A Médica Veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Aureluce de Fátima Garcia, explica que “deverão ser vacinados cães e gatos a partir de dois meses de idade. Os animais devem ser vacinados independentemente do estado vacinal anteriores”. Ela acrescenta que a vacina deve ser aplicada inclusive nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio, e aplicada com seringas e agulhas descartáveis. O proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano. 
 

Saiba Mais sobre a Doença

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. 

A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.

Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |