Diário da Amazônia, 15/02/2012 23h09
Rondônia - O presidente da Cooperativa de Transporte Rodoviário de Rondônia (CTR) Jorge Roberto Marreta destacou que com o início da colheita de soja no Cone Sul de Rondônia e no Mato Grosso, a quantidade de carretas bitrem, com até 40 toneladas de soja, está aumentando diariamente. “Estamos aguardando uma ação do Dnit, pois não queremos parar a rodovia, o que acarretaria prejuízo para todos”, disse Marreta. “Mas se até março não tivermos uma resposta satisfatória teremos que parar a rodovia em nome da segurança, exigindo mais respeito do governo aos agricultores, empresários, motoristas e ao povo de Rondônia e de toda a região Norte que são prejudicados com a atual condição da rodovia”, salienta.
A bancada federal de Rondônia, do Mato Grosso e do Acre também cobram do governo uma ação urgente. O senador Acir Gurgacz (PDT) fez novos contatos, ontem, com o ministro dos Transportes e os diretores do Dnit, na busca de uma solução imediata para o problema. Para o senador, o Dnit precisa reforçar imediatamente o serviço de manutenção nos trechos críticos e esclarecer à população sobre a licitação que prevê a restauração completa da rodovia. “Se não começarmos as obras de restauração até maio, junto com o início do período de seca em Rondônia, vamos um ano de trabalho e a situação ficará ainda pior”, alertou Acir. O senador convocou o diretor presidente do Dnit, general Jorge Fraxe, para explicar o processo de licitação da rodovia na Comissão de Agricultura, no dia 1º de março. “Esperamos que até lá o Dnit possa nos apresentar uma solução definitiva para estes problemas”, ressaltou Acir.
Licitação
No ministério dos Transportes, a assessoria técnica disse que o edital dos lotes 3 e 4, entre Vilhena e Ouro Preto do Oeste, será lançado no início de março, com início das obras previsto para agosto. O edital dos lotes 1 e 2, entre Porto Velho e Ouro Preto do Oeste, foram suspensos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), até que questões referente às jazidas de saibro e brita sejam respondidas pelo Dnit. O diretor presidente do Dnit, ameaçou, na reunião que teve com a bancada de Rondônia, no dia 9 de fevereiro, romper o contrato com a empresa que realiza a manutenção da rodovia, mas essa situação não foi confirmada.
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