Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 20 de Outubro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Produtores Rurais da Região do Vale de Jamari visitam Cooperativa no Estado do Paraná

32 produtores rurais e proprietários de agroindústrias visitaram Cooperativa no Paraná

Comunicação PMA, 30/11/2011 14h14

 (Foto: Emerson Santos da Silva)
Foto: Emerson Santos da Silva

Os 32 produtores rurais e proprietários de agroindústrias dos municípios de Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Nova União, Rio Crespo e Colorado D’Oeste, juntamente com a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC/Ariquemes), Mary Braganhol, o coordenador do PROVE, Hélio Kreuzberg, o representante do SEBRAE/RO, Geraldo Majela e os técnicos da EMATER de Rondônia – Eng. Agrônomo Helthon Vagno e Técnico Agropecuário Marcelo Leite – visitaram na manhã de segunda-feira (28/11) a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda (COPAVI), localizada do município de Paraná City (PR).

A comitiva busca informações sobre o cooperativismo e as experiências de relacionadas à produção agropecuária, bem como, os projetos desenvolvidos na agricultura familiar, colocando em evidência a cidade de Paraná City no cenário agrícola nacional e internacional.

Após visitarem as instalações da fábrica de açúcar e acompanharem todo o processo de moenda da cana, na companhia do presidente da COPAVI, Francisco Strozake (conhecido entre os cooperados por Chicão) e do administrador rural, Anderson Thiago Verdério, os produtores e técnicos integrantes da comitiva conheceram a metodologia, o funcionamento dos trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e os produtos prontos para comercialização como o açúcar mascavo, a cachaça, os derivados do leite e as hortaliças.
Verdério destacou que a produção atende aos municípios circunvizinhos – Cruzeiro do Sul, Maringá e Uniflor –, sendo o açúcar e a cachaça exportados para países europeus, entre eles, Itália, França, Espanha e Portugal.  
Atualmente são 22 famílias cooperadas, originárias do processo de Reforma Agrária, ocorrido em 1993, e residentes em uma área de 96 hectares. “Além de geramos emprego e renda para estas famílias, temos influenciado diretamente na economia local”, conclui Anderson Thiago Verdério. 

A secretária de Agricultura de Ariquemes, Mary Braganhol, disse que “a partir da vivência do agricultor rondoniense é possível adequarmos em nossa região os trabalhos desenvolvimentos pelos cooperados daqui”.

Para o coordenador do PROVE/Ariquemes, Elio Kreuzberg, “essa visita fortalece os nossos trabalhos junto aos agricultores de nossa região (Vale do Jamari) nos procedimentos de implantação e de aperfeiçoamento do processo de produção das agroindústrias”. 

O agricultor Isaac Vergilato destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Ariquemes e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Rondônia (SEBRAE/RO), que proporcionou essa viagem, com visitas programadas às Cooperativas, Agroindústrias, Assentamentos e Áreas de Produção da Agricultura Familiar dos estados do sul do País.

*Com informações Emerson Santos da Silva, Comunicação PMA

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |