Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 26 de Julho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Presidente da Câmara prestigia Conferência Sobre Plano de Educação Participativo

Assessoria, 25/11/2011 02h33

 (Foto: Mateus Andrade)
Foto: Mateus Andrade

O presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val PT), participou na manhã desta quinta-feira (24), no Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), Regional Ariquemes, da abertura da Conferência do Plano Municipal de Educação Participo. Segundo a coordenadora do Fórum, Izabel Cristina, o objetivo do evento, que contou com apresentações culturais, é de informar o andamento do Plano que elaborou propostas para o setor e está pronto desde 2010. “Nosso desafio agora é acompanhar a execução, e momentos como este, são importantes para conhecer o Plano e suas metas, que não podem ficar fora do conhecimento das pessoas”, destacou.

“Quando se trata de educação, nos referimos ao processo dela, que sofreu mudanças pleiteadas por educadores em nível nacional e que provocaram essa nítida impressão de participativo. Em Ariquemes, essa participação popular também está acontecendo e este processo é muito importante para que possamos evitar futuros erros”, salientou o presidente da Câmara, complementando que a Finlândia, fez um Plano de 30 anos, mesmo assim, o Governo daquele país teve a ousadia de atrapalhar o processo. “Mas não conseguiu porque, assim como o que está sendo feito aqui, o processo tem solidez, e será assim que construiremos no nosso município, a viabilidade educacional”, concluiu Val.

O secretário de educação Edson Fernandes ressaltou que, desde que se começou discutir a educação no município, se falava em gestão democrática. “Nem sempre conseguíamos ter participação, mas lutávamos para ter, e ao sermos inseridos no Governo, tínhamos obrigação de fazer ela com que ela se concretizasse, o que aconteceu com o aval do ex-prefeito Confúcio Moura, hoje governador do Estado, e permanece na gestão do atual prefeito Márcio Raposo”.

Edson também falou das participações iniciais da comunidade que, conforme ele, também contribuíram na elaboração do Plano. “E assim, fomos o primeiro município do estado a aprovar um Plano Municipal de Educação com colaboração participativa”, retomou, acrescentando ainda que, a ideia precisa ser mantida. “Podemos ter errado em muita coisa, mas em nível de participação, foi um grande acerto. E precisa continuar para que a educação possa continuar melhorando cada vez mais”.

Após os discursos das autoridades presentes, a secretária adjunta da educação, Maristela Pedrini apresentou as memórias do que aconteceu durante a elaboração do Plano Municipal. A abertura da Conferência também foi marcada pela presença do representante do Conselho de Alimentação de Escolar Marcos Cunha, pais de alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e demais representantes do setor.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |