Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Julho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Agricultura do Vale do Jamari visitarão o Rio Grande do Sul

Serão 10 dias de visita quando os produtores rurais conhecerão novas realidades fazendo intercambio

Comunicação PMA, 25/11/2011 02h25

 (Foto: Arquivo PMA) Ampliar imagem:  (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

A Prefeitura de Ariquemes, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) e em parceria com o SEBRAE, levará uma comitiva de agricultores e donos de agroindústrias da Região do Vale do Jamari para troca de conhecimentos com os produtores rurais dos estados do Paraná e Rio Grande do sul.

O Coordenador do Programa de Verticalização da Pequena Produção Rural           (PROVE/ARIQUEMES), Elio Kreuzberg, comentou que essa visita é de grande importância, pois Ariquemes vem se destacando na agricultura familiar e inovando com a criação da Cooperativa de Agroindústrias e Produtores Rurais da Região do Vale Jamari (COAPRAV). 

“Após a criação da Cooperativa é preciso buscar informação, conhecer diferentes realidades, apreciar experiências que deram certo e dentro do possível melhorá-las”, comentou.

Serão 10 dias de viagem com visitas programadas aos municípios do Paraná – City Brasil, Nova Aurora e Capanema – e no Rio Grande do Sul, a cidade de Criciumal, cujo modelo de PROVE foi fonte de inspiração para implantação do Programa em Ariquemes. “Será um momento de avaliação das ações implantadas aqui e verificação dos avanços e retrocessos” finalizou Elio.

Os agricultores conhecerão agroindústrias nos seguimentos de laticínios, polpas de frutas, vinhos e licores, doces, embutidos, cachaça, rapadura, defumados entre outros.
De acordo com a secretária da Agricultura de Ariquemes, Mary Braganhol, “Nesta troca de experiências os produtores rurais rondonienses obterão conhecimento de como funciona, com sucesso, o sistema cooperativista e as agroindústrias que são referência nacional”.

A produtora rural Luciana Rodrigues de Lima, da agroindústria de Polpa de Frutas Fortaleza, está entusiasmada com a viagem e disse, “quero conhecer a realidade desses produtores e verificar o potencial deles, as metas que conseguiram alcançar e ver como eles cresceram, para que a gente possa voltar de lá acreditando no que estamos fazendo. Estou buscando uma motivação”, comentou.

“O prefeito Márcio é um grande incentivador do PROVE”, disse Mary Braganhol, esclarecendo que o Chefe do Executivo “acredita nas ações desenvolvidas pela SEMAIC, as quais contribuem para o crescimento e o fortalecimento das atividades no campo, visando à melhoria das condições de vida dos agricultores”.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |