Comunicação PMA, 25/11/2011 02h25
A Prefeitura de Ariquemes, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) e em parceria com o SEBRAE, levará uma comitiva de agricultores e donos de agroindústrias da Região do Vale do Jamari para troca de conhecimentos com os produtores rurais dos estados do Paraná e Rio Grande do sul.
O Coordenador do Programa de Verticalização da Pequena Produção Rural (PROVE/ARIQUEMES), Elio Kreuzberg, comentou que essa visita é de grande importância, pois Ariquemes vem se destacando na agricultura familiar e inovando com a criação da Cooperativa de Agroindústrias e Produtores Rurais da Região do Vale Jamari (COAPRAV).
“Após a criação da Cooperativa é preciso buscar informação, conhecer diferentes realidades, apreciar experiências que deram certo e dentro do possível melhorá-las”, comentou.
Serão 10 dias de viagem com visitas programadas aos municípios do Paraná – City Brasil, Nova Aurora e Capanema – e no Rio Grande do Sul, a cidade de Criciumal, cujo modelo de PROVE foi fonte de inspiração para implantação do Programa em Ariquemes. “Será um momento de avaliação das ações implantadas aqui e verificação dos avanços e retrocessos” finalizou Elio.
Os agricultores conhecerão agroindústrias nos seguimentos de laticínios, polpas de frutas, vinhos e licores, doces, embutidos, cachaça, rapadura, defumados entre outros.
De acordo com a secretária da Agricultura de Ariquemes, Mary Braganhol, “Nesta troca de experiências os produtores rurais rondonienses obterão conhecimento de como funciona, com sucesso, o sistema cooperativista e as agroindústrias que são referência nacional”.
A produtora rural Luciana Rodrigues de Lima, da agroindústria de Polpa de Frutas Fortaleza, está entusiasmada com a viagem e disse, “quero conhecer a realidade desses produtores e verificar o potencial deles, as metas que conseguiram alcançar e ver como eles cresceram, para que a gente possa voltar de lá acreditando no que estamos fazendo. Estou buscando uma motivação”, comentou.
“O prefeito Márcio é um grande incentivador do PROVE”, disse Mary Braganhol, esclarecendo que o Chefe do Executivo “acredita nas ações desenvolvidas pela SEMAIC, as quais contribuem para o crescimento e o fortalecimento das atividades no campo, visando à melhoria das condições de vida dos agricultores”.
Eventos
Últimas notícias
1Publicada a Lei que cria nova indenização de até R$ 5 mil para médicos atuarem no combate à Covid-19
2Governo orienta produtores sobre o Cadastro da Agroindústria Familiar de Rondônia
3Documentos de veículos não serão mais impressos em papel moeda; Detran adota sistema digital
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2021 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |