Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Junho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Profissionais Municipais de Saúde recebem treinamento de Primeiros Socorros

Comunicação PMA, Emerson Santos, 03/11/2011 18h44

 (Foto: Arquivo PMA) Ampliar imagem:  (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO/Ariquemes), realizou a capacitação de dezoito profissionais das Unidades Básicas de Saúde, sendo 03 enfermeiros, 03 técnicos de enfermagem e 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os quais receberam treinamentos de primeiros socorros. O curso aconteceu nos dias 25 e 26 de Outubro, no Auditório da Casa Brasil.

De acordo com a Diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS), Marlene Calatrone, o curso surgiu da necessidade de orientar e dar subsídios aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), lotados na UBS do Setor 06, para que tenham um olhar diferenciado na área de sua atuação, minimizando os problemas de saúde. “Anteriormente passávamos por situações de emergência e não sabíamos como proceder nos casos de engasgamento, queda, crises convulsivas e ferimentos diversos”.

O Instrutor do Curso de Primeiros Socorros, Cabo Françoso e o seus auxiliares, os Soldados Reis e Ribeiro, destacaram que a partir deste treinamento todos serão capazes de prestar atendimentos às vítimas de quaisquer acidentes ou mal súbito, antes da chegada de uma equipe especializada em “Atendimento Pré-hospitalar”. Para isso, eles tiveram noções básicas de primeiros socorros para reconhecer e tentar corrigir os problemas que ameacem à vida da vítima em curto prazo.

Entre os assuntos abordados aos cursistas, o primeiro passo do socorrista é avaliação inicial do acidentado, analisar se o cenário do acidente é seguro, ver quantas vítimas, e sendo necessário o pedido de socorro para uma equipe especializada, a ligação deve ser para 193 – Corpo de Bombeiros.

O Cabo Françoso do BPM de Ariquemes salientou que, do atendimento inicial até a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros, o socorrista deve realizar os exames primários AVDI (A-Alerta/ V-Verbal/ D-Dor/ I-Inconsciente), que serve para analisar o nível de consciência. Depois avalia-se o ABCDE (A- Abertura de vias aéreas/ B-Boa ventilação/ C-Circulação/ D-Distúrbios Neurológicos/ E- Exposição da vítima e controle térmico).

O Cabo Françoso alertou, ainda, para dois detalhes importantíssimos: o uso de luvas para evitar a contra contaminação e o fato da vítima não poder tomar água. “Mesmo que a vítima implore para beber água, não podemos ceder ao seu pedido. Caso a vítima beba água isso pode retardar todo o processo de atendimento na necessidade de cirurgia.

A Coordenadora e participante do Curso, enfermeira Iara Ferreira da Cruz, relata que “as orientações serão úteis no dia-a-dia. Diariamente lidamos com situações que, muitas vezes, não sabemos como proceder da melhor forma. Essa ação serve, então, para nos orientar sobre primeiros socorros e acidentes diversos”.

Já para a ACS Aparecida Denizete Cardoso Valério disse que “os participantes saberão a quem recorrer e como agir quando uma pessoa se acidentar ou tiver crises convulsivas”. Ela agradeceu ao prefeito Márcio pela oportunidade de participar deste curso.

A Secretária de Saúde, Rosieli Alves Chiaratto, salientou que esses profissionais da saúde ao receberem esse treinamento, saem com mais noção de atendimento e com preparo para que possam socorrer qualquer pessoa. Ela destaca ainda que os ACS vão ter condições de identificar uma vítima com mais técnica, e reduzir os efeitos de lesões, promover a recuperação da vítima e também de preservar vidas.

*Com informações Comunicação PMA, Emerson Santos

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |