Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 24 de Junho de 2017

Siga!

Nosso RSS

Não podemos nos descuidar com a Dengue

Comunicação PMA, 03/11/2011 14h50

 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde apresentou relatório sobre as ações de prevenções que estão sendo tomadas para o controle da dengue no município de Ariquemes.

De acordo com Fábio Gonçalves de Lima, coordenador de endemias, Ariquemes encontra-se no momento na área de baixo risco para transmissão de dengue. “Conforme o Índice de Infestação Predial (IIP) a média de todos os bairros é igual a 0,9%, por isso o município está nesta área de baixo risco”, esclarece o coordenador. Mas ele alerta a existência de três bairros da cidade que requer atenção.

“Marechal Rondon, Setor 06 e 25 de Dezembro tiveram IIP superior a 1% - índice limite preconizado pelo Ministério da Saúde para não ocorrer riscos de epidemias. Por isso, é necessário que os moradores destas localidades tenham a consciência e adotem medidas que não permitam a existência de criadouros do mosquito transmissor da dengue”, ressalta Rosieli Chiarato, secretária municipal de Saúde.

Segundo dados do Relatório, mais de 80% dos focos encontrados foram nas residências, sendo que 52,6 % delas apresentam lixo doméstico exposto. Outro ponto que chama atenção do Setor de Endemias é o chamado “Depósitos ao nível do solo”, com índice percentual de 42,1%. Já o índice de “pneus e outros materiais rolantes” foi de 5,3%.

Para o prefeito Márcio “é importante que a população mantenha-se atenta em relação ao risco oferecido por essa doença”. Ele informou que já está em operação um minucioso trabalho de arrastão para eliminação desses criadouros nos bairros que apresentaram o maior IIP, com aplicação de termonebolização (fumacê). Além disso, as equipes estão empenhadas em sensibilizar a população quanto à necessidade de prevenção da dengue, bem como, a aplicação da Lei 1.445/09 nos imóveis onde forem encontrados focos do mosquito Aedes aegypti. 

Até o final de dezembro de 2011, as duas equipes de bloqueio de casos – em parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ariquemes (COOCARE) e a funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e participação dos Agentes Comunitários de Saúde – visitarão 100% dos imóveis na área urbana do município, para retirada de objetos que possam acumular água e se tornarem criadores do mosquito transmissor da dengue.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |