Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Programa Jovens Embaixadores está na última etapa da fase estadual

Oito candidatos passaram para a avaliação oral, representante ariquemense é da escola Heitor

Assessoria, 20/09/2011 14h52

Jovens embaixadores durante prova escrita (Foto: Divulgação)
Jovens embaixadores durante prova escrita - Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu na sexta-feira (16) e sábado (17), no Rondon Palace Hotel, a aplicação dos exames da quarta e quinta fases do Programa Jovens Embaixadores 2012. As provas foram feitas pelos estudantes da rede pública, aprovados nas etapas anteriores do programa.

Na sexta-feira, 13 candidatos passaram por prova escrita. Os oito classificados nessa fase foram submetidos ao exame oral realizado no sábado.

Os estudantes foram avaliados por uma banca, composta por quatro professores de língua inglesa, que testou o conhecimento teórico, fluência e domínio dos candidatos no idioma inglês.

Para a coordenadora do programa de desenvolvimento do ensino médio da Seduc, professora Vânia Sales, estas etapas são as mais desafiadoras. “Os alunos que chegaram até aqui estavam bastante preparados. Por isso, a disputa ficou acirrada”, disse.
Em Rondônia, 43 alunos se registraram na primeira etapa do programa. Destes, 26 souberam preencher o questionário preliminar (em inglês) e fazer o upload dos documentos solicitados para o site da Embaixada dos Estados Unidos. Treze se enquadraram no perfil exigido pelo programa e estavam aptos a fazer a prova escrita.

Oito candidatos passaram para a avaliação oral. São eles: Arisson Gois Costa e Eliana Mara Gonçalves (ambos da Escola Estadual Heitor Villa-Lobos, de Ariquemes), Arthur Faiotto Carneiro (Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela, de Ji-Paraná), Felipe Rocha de Carvalho e Victor Hugo Macêdo Mattos (ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus de Ji-Paraná), Karyne Garcia Tafarelo Moreno (Escola Estadual Álvares de Azevedo, de Vilhena), Rômulo Hannig Gonçalves da Silva (Escola Estadual Laurindo Rabelo, de Alto Paraíso) e Rosane Rozeno Veloso (Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, de Porto Velho).

A coordenação do programa em Rondônia já tem o resultado parcial das avaliações. Mas divulgará o nome dos quatro classificados somente na próxima semana. Entre esta segunda (19) e a sexta-feira (23) serão feitas visitas às residências dos candidatos, nas escolas onde eles estudam e nas comunidades cujos trabalhos voluntários são desenvolvidos por eles.
O objetivo é confirmar a veracidade dos dados informados pelos estudantes no perfil socioeconômico que acompanhava a ficha de inscrição. Entre outros quesitos, o programa exige que os candidatos sejam membros de família de baixa renda, tenham bom desempenho nos estudos e prestem serviço voluntário.

Após este momento, os alunos selecionados viajarão para os Estados Unidos e vão participar de atividades programadas em universidades americanas e fazer apresentações sobre o Brasil para a comunidade norte-americana.

“Lá, os estudantes passarão por experiências que podem ser transformadas em ótimas oportunidades, como receber bolsas de estudos em universidades e ofertas de emprego”, disse Vânia.

O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com os setores público e privado em ambos os países. Em Rondônia, a parceria se efetiva através da Seduc.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |