Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Outubro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Encontro esclarece dúvidas sobre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região de Ariquemes

Encontro com representantes dos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saneamento

Comunicação PMA, 20/09/2011 14h54

 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

A Prefeitura de Ariquemes por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) realizou na segunda-feira (19/09), no auditório do Sebrae, um encontro com representantes dos 14 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saneamento (CISAN) Central de Rondônia. 

A reunião foi conduzida por técnicos da Fundação Riomar; representantes do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves (chefe de Gabinete da SRHU/MMA) e Tarcísio de Paula Pinto (consultor SRHU/MMA); e pelo Superintendente do consórcio, Bruno São Pedro de Oliveira.

O encontro teve como principal proposta esclarecer todas as dúvidas dos envolvidos no consórcio. Segundo os representantes do MMA, o país vive um momento de ouro. Os recursos existem e quem está consorciado passa à frente da fila. 

“Ninguém tem suporte para se manter sozinho, mas, nesse modelo de gestão fica fácil. É preciso a participação de toda a comunidade no processo, Ter um planejamento na coleta seletiva do lixo é fundamental. Manter um diálogo com o vizinho e trabalhar na educação ambiental dos mesmos” enfatiza Sérgio Antônio Gonçalves (MMA).

A inclusão dos agentes comunitários também foi destacada por Tarcísio de Paula Pinto (MMA). “Os municípios envolvidos no consórcio somam juntos 893 agentes comunitários. Eles serão uma verdadeira potência nesse trabalho de conscientização e informação. Em todas as regiões existe um agente trabalhando perto do cidadão, é vital explorar essa ferramenta”.

Prefeito de Ariquemes Márcio Raposo (Foto: Arquivo PMA)
Prefeito de Ariquemes Márcio Raposo (Foto: Arquivo PMA)

O prefeito Márcio (DEM), presidente do consórcio, disse que é preciso seriedade e comprometimento entre todos os municípios envolvidos. “Ariquemes fez todas as adequações necessárias. O custo para a manutenção do aterro sanitário é alto, portanto, todos os municípios integrantes também devem fazer suas mudanças. A união faz a força, juntos tudo vai dar certo” afirma.

Além do prefeito e representantes dos municípios envolvidos, participaram do evento: Amauri Guedes, Secretário de Meio Ambiente; Selma Cristina de Almeida Gerolin, diretora administrativa do consórcio; e do engenheiro Ambiental Glauco Kozerski, diretor técnico (Cisan).

Fórum

Na manhã da terça-feira (20/09), o prefeito Márcio participou do I Fórum Jurídico da Mineração e Garimpagem de Ariquemes e Região, no auditório do Valeriu’s Hotel. 

O evento foi realizado pelo Singar (Sindicato dos Garimpeiros de Ariquemes e Região), onde foram discutidos procedimentos e ações em relação à atividade garimpeira no município.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |