Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo termina na sexta

Pais devem estar atentos para a vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo

Comunicação PMA, Emerson Santos, 12/09/2011 23h09

 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

A Prefeitura Municipal de Ariquemes por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) convoca os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo, comparecendo na Unidade Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, munido do cartão de vacinação até o próximo dia (16), nos seguintes horários: das 7h ás 12h e das 14h ás 17h. 

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Jeanne Silva Costa, a meta do município de Ariquemes era vacinar 95% das crianças menores de 5 anos contra Poliomielite e contra o Sarampo as crianças na faixa etária de 1 a menores de 7 anos. E até o momento a vacinação em Ariquemes conseguiu o índice de 95,93%, mas importante prevenirmos contra essas doenças, disse Jeanne.

Sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa também transmitida por vírus (Foto: Arquivo PMA)
Sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa também transmitida por vírus (Foto: Arquivo PMA)

Jeanne explica que a Paralisia Infantil é uma doença infectocontagiosa grave. E na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente, nos membros inferiores. Essa doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus selvagem I, II, III), e a infecção ocorre, principalmente, por via oral. 

Já o Sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa também transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, ao falar ou ao respirar. 

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema – que é uma erupção cutânea que ocorre em consequência de doenças agudas provocadas por vírus, protozoários ou cocos (bactérias de forma esférica), como o Sarampo, em até quatro dias após o surgimento das manchas. 

“Portanto, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra essas doenças, para que Ariquemes fique livre da Paralisia Infantil e o Sarampo, é necessário que todas as crianças sejam vacinadas”, conclui Jeanne. 

Por, Emerson Santos da Silva

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |