Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 20 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Câmara sedia Audiência sobre PCHs do Jamari e Canaã

Câmara Municipal de Ariquemes sediou Audiência Pública sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas

Assessoria, 02/09/2011 17h28

Presidente da Câmara foto Multimídia (Foto: Divulgação/Multimídia) Ampliar imagem: Presidente da Câmara foto Multimídia (Foto: Divulgação/Multimídia)
Presidente da Câmara foto Multimídia - Foto: Divulgação/Multimídia

A Câmara Municipal de Ariquemes sediou nesta sexta-feira (2) uma Audiência Pública sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s) do Jamari e Canaã. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam). Dados do grupo Mega Energia Investimentos e Participações S/A, responsável pela construção das PCHs, mostram que as obras terão um custo local de R$ 53 milhões. Do montante de energia a ser gerada, a PCH Jamari responderá por 20 megawatts e a Canaã 17 megawatts. Inicialmente, o empreendimento vai gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos, impulsionar a energia e aumentar a arrecadação. As obras iniciaram em 2002 e devem ser concluídas em 2013.
Na oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), representando o Legislativo Municipal, destacou que as obras são de extrema importância para a região, mas observou que é imprescindível atentar as questões ambientais. “Toda discussão deve acontecer de modo que possam minimizar ao extremo, os impactos ambientais”, alertou.

O prefeito de Ariquemes, José Márcio Londe Raposo (DEM) destacou que para o município, o investimento será muito bom, “especialmente em relação a questão econômica, gerando inclusive royalties para o município, mas não podemos deixar de nos preocupar com as questões ambientais e as compensações, tendo o cuidado para que ninguém seja prejudicado”, reforçou.

O adjunto da Sedam garantiu que todas as medidas de precaução estão sendo tomadas, já que os empreendimentos nos rios Jamari e Canaã incorporam o conceito de sustentabilidade e nele, já vem contido esse diferencial citando como exemplo: a escalada de peixes, -tecnologia que permite a transposição dos peixes para o montante do barramento – um programa efetivo de proteção de fauna e flora, e integração socioeconômica da população afetada ao empreendimento. “Sendo assim, podemos assegurar que é possível gerar energia e proteger o meio ambiente”, afirmou.

A Audiência Pública foi presidida por Francisco Sales, mediada pelo geólogo José Trajano dos Santos, e apresentada pelo engenheiro sanitarista Robinson Borges da Silva, da Coordenadoria de Meio Físico da Sedam, e responsável pela ação e emissão do parecer técnico referente ao licenciamento ambiental das PCHs. Pelo grupo Mega, a apresentação do empreendimento foi realizada pelo coordenador de projeto, engenheiro civil Claudio Fabiano.

O evento também contou com a presença do secretário regional da Sedam de Ariquemes Joacir Terto; da promotora de Justiça Tamara Marques; dos vereadores de Ariquemes: Clóvis José (PMDB), Tibério Rocha (PPS) e Vanilton Cruz (PTC); dos deputados estaduais: Saulo Moreira (PDT), Lorival Amorin (PMN) e Adelino Follador (DEM); demais autoridades estaduais e municipais; representantes do setor e da comunidade.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |