Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Produtores rurais são beneficiados com Projeto Barraginha

Projeto já beneficiou mais de 20 famílias na área rural e se estende até o início do período chuvoso

Comunicação PMA, 01/09/2011 09h52

Zilda mostra o local onde bombeava agua (Foto: Arquivo PMA) Ampliar imagem: Zilda mostra o local onde bombeava agua (Foto: Arquivo PMA)
Zilda mostra o local onde bombeava agua - Foto: Arquivo PMA

Limpeza de minas, construção de pequenas barragens para captar a água da chuva para inibição  da seca são algumas das ações do Projeto Barraginha desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC).

A Associação de Produtores Rurais Pingo de Ouro na L.C. 75, B.30, BR 421 solicitou os serviços do Projeto á Secretaria de Agricultura e  estão sendo beneficiados.

Segundo Jessé Jr Carreira Campos, o coordenador do Programa de Mecanização Agrícola “tais serviços oferecidos aos agricultores, realizados, sobretudo, no período da seca, sendo a única contra partida do produtor  oferecer estadia ao operador da máquina e o combustível utilizado durante a realização dos trabalhos”.

Jessé explica que o preço médio da hora máquina fica em torno de R$ 150,00 reais e com essa parceria o produtor gasta em torno de R$ 30,00 reais a hora, o que significa grande economia.

O Projeto que iniciou suas atividades no período de estiagem de 2011, já beneficiou mais de 20 famílias na área rural e se estende até o início do período chuvoso.

Mais água e vida no campo

A produtora rural Zilda das Graças, que vive da pecuária leiteira, revela as dificuldades que antes tinha em dar água para os animais. “A gente puxava água do poço, porque nosso sítio é seco, gastando muito energia. A máquina da Prefeitura veio e cavou o buraco. Me deu vontade de chorar na hora que minou água, e o gado já está bebendo”, disse muito emocionada.

O produtor rural Valdomiro Ferreira dos Santos possui em sua propriedade uma barragem para captação da água da chuva, mas disse não estar sendo suficiente para os animais, tendo que complementar com a água bombeada de poço, “esse Projeto é muito bom, cavando mais  uma barragem não vai faltar água para o gado  e vamos economizar  energia”.

A única exigência da Secretaria de Agricultura é que o produtor realize a plantio de árvores, se possível frutífera, ao redor da barragem para evitar o assoreamento. As mudas podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A secretária de Agricultura, Mary Braganhol, comenta que “a iniciativa tem como objetivo recuperar áreas degradadas, amenizar a seca, ao permitir a infiltração das águas pluviais, evitando o assoreamento dos rios. Viabiliza, ainda, o desenvolvimento da agricultura familiar, gerando renda e trabalho e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional do município”.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |