Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 23 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Prefeitura de Ariquemes capacita Enfermeiros e Médicos do município

De 22 a 30 de agosto foi realizado a "Capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais"

Comunicação PMA, Emerson Santos, 31/08/2011 14h40

 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

De 22 a 30 de agosto a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), realizou na Casa dos Conselhos e na Sala de Treinamentos do Centro Administrativo Dr. Carpintero, a “Capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais”.

O treinamento aconteceu para os Médicos, Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, presídio, hemocentro e Hospital Regional e da Criança.

A proposta de capacitar as equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em vigilância epidemiológica em Hepatites Virais, tem como objetivo realizar um bom acolhimento e adequada conduta ao usuário; alertar esses profissionais, no intuito de que as Hepatites Virais se destacam em nosso município por termos áreas de garimpos e assentamentos, onde ocorre o grande fluxo de entrada e saída de pessoas, o qual facilita a transmissão dessa doença.

De acordo com a Coordenadora, Enfermeira Jeanne Silva Costa as hepatites A, B, C, D e E são um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. Segundo dados estatísticos, bilhões de pessoas já tiveram contado com vírus das hepatites virais e milhões são portadores crônicos. “Capacitar os médicos e enfermeiros das UBS de Ariquemes é uma forma de diagnosticar e acompanhar o tratamento das pessoas portadoras do vírus”, disse Jeanne.

A enfermeira Edna Martins disse que essa capacitação exercerá papel importante para que as equipes estejam aptas a identificar novos casos suspeitos, solicitando exames laboratoriais adequados e encaminhar ao serviço de referência nos casos indicados. “Identificar a hepatite e notificar os casos investigados no pré-teste estabelecerá ações para o controle das hepatites virais de forma descentralizada nas Unidades Hospitalares e UBS, Serviço de Atenção Especializada (SAE), Instituição Prisional, Hemocentro e Unidade de Referência, garantindo a efetivação das ações preventivas relacionadas a essa doença, no qual vem fortalecer o Sistema de Vigilância em Saúde em Ariquemes”, explica Edna.

A Capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais foi ministrada pela enfermeira Jeanne Silva Costa (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde), Luana Novaes (Enfermeira da Unidade Básica do Setor 09), Arildo Framil (Enfermeiro do Hemocentro) e Fabiano Belchior, Médico Serviço de Atenção Especializada (SAE).

Autor: Emerson Santos da Silva

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |