Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Surdos comemoram oficialização de Libras

Assessoria, 30/08/2011 10h01

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:

“Eles estavam muito preocupados com a aprovação deste projeto. Hoje estão muito felizes”. A afirmação foi dada pela professora Maria Norma Lopes Souza Silva quando os vereadores de Ariquemes aprovaram em segunda discussão na sessão realizada nesta segunda-feira (29), o Projeto de Lei 2039/11 de autoria do presidente do Legislativo Municipal, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) que trata sobre a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município.
De acordo com Norma, a aprovação é extremamente relevante, pois vai possibilitar a realização dos cursos de formação para intérpretes que queiram trabalhar com a linguagem de sinais nos órgãos públicos, conforme prevê o projeto. “Os surdos têm muito a ganhar com isso, especialmente na área da saúde, pois hoje eles ainda sofrem muito ao serem atendidos e podem até correr riscos sérios pela falta deste tipo de comunicação nos Hospitais, Prontos Socorros ou Postos de Saúde do município”, exemplificou.
Os integrantes da Associação de Árbitros de Ariquemes (Aarbi) também tiveram o que comemorar na sessão ao verem aprovado em discussão única do Projeto de Lei 2060/11 também de autoria do vereador Val que reconhece a entidade como sendo de utilidade pública. “A partir de agora poderemos ampliar o acesso que temos aos órgãos públicos que, já nos ajudam, mas depois dessa aprovação podem viabilizar o repasse de verbas para a Associação”, afirmou o presidente a Aarbi, Edvaldo Oliveira.

Código Sanitário


Além dos projetos de Libras e da Aarbi, na oportunidade, os vereadores de Ariquemes aprovaram em segunda discussão, o Projeto de Lei 2040/11 de autoria do Executivo Municipal que institui o Código Sanitário do município com emenda de autoria do vereador Val no artigo 122 que trata sobre a limitação do número de 6 animais por residência. O projeto do Executivo estipulava 10 para cães e gatos.
Outras duas emendas também foram aprovadas no Código: uma de autoria do vereador Alex Redano (PRTB) e outra do vereador Adair Moulaz (PSDB). As duas tratam sobre a discussão temporal para cumprimento do projeto saindo de 120 para 150 dias.


Moção


Também aprovada na sessão em discussão única, a Moção de Aplausos 216/11 de autoria do vereador Alex Redano à diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 5, Aparecida Pereira Gonçalves Costa. E ainda, as Resoluções 421 que cria a comissão para atualização da Lei Orgânica e do Regimento Interno do município; e a 422 que trata sobre a disciplina ao uso do telefone celular da Câmara Municipal.
Além dos surdos, representantes da Aarbi, e do município, a sessão do Legislativo de Ariquemes desta segunda-feira contou com a presença dos alunos da Escola Heitor Villa Lobos que tiveram como objetivo, realizar um trabalho para a disciplina de Sociologia sobre os órgãos de controle e fiscalização. Os estudantes foram recepcionados pelo vereador Nivaldo Vieira (PDT).

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |