Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Rondônia não recolhe todas as embalagens de agrotóxicos

RO Manchete, 23/08/2011 09h42

 (Foto: ) Ampliar imagem:  (Foto: )
Foto:

Rondônia ainda não consegue recolher todas as embalagens de agrotóxicos que são utilizadas nas lavouras ou no controle de pragas. A informação é da gerente de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropastoril de Rondônia (Idaron), Raquel Barbosa, que fez a revelação ao Diário durante a campanha de conscientização realizada em Ariquemes.

Barbosa explica que o cenário já foi pior em Rondônia, sem o controle adequado das embalagens de agrotóxicos. Ela conta que, até bem pouco tempo, muitos produtores utilizavam os recipientes para armazenar água, grãos ou leite, colocando a própria saúde em risco de contaminação.

“Nos últimos anos estamos investindo pesado na conscientização dos produtores rurais e no descarte adequado das embalagens de agrotóxicos”, explica a gerente do programa de Defesa Vegetal da Idaron.

 

Outro problema identificado nas campanhas de conscientização é o abandono das embalagens de agrotóxicos no solo ou próximas aos rios, o que pode provocar o desequilíbrio ambiental e a contaminação.

Como alternativa para um descarte adequado das embalagens de agrotóxicos, as revendedoras dos produtos são obrigadas por lei a disponibilizarem um local adequado para o armazenamento dos recipientes. Em Rondônia são 13 postos de recolhimento de embalagens e uma unidade processadora do produto, que fica em Cacoal.

“Estamos caminhando para que 100% dos agrotóxicos vendidos em Rondônia tenham as sua embalagens devolvidas aos postos de recolhimento da forma correta, mas para isso é preciso a cooperação dos órgãos de fiscalização e dos produtores rurais, que são os principais consumidores deste tipo de produto”, finaliza Barbosa.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |