RO Manchete, 23/08/2011 09h42
Rondônia ainda não consegue recolher todas as embalagens de agrotóxicos que são utilizadas nas lavouras ou no controle de pragas. A informação é da gerente de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropastoril de Rondônia (Idaron), Raquel Barbosa, que fez a revelação ao Diário durante a campanha de conscientização realizada em Ariquemes.
Barbosa explica que o cenário já foi pior em Rondônia, sem o controle adequado das embalagens de agrotóxicos. Ela conta que, até bem pouco tempo, muitos produtores utilizavam os recipientes para armazenar água, grãos ou leite, colocando a própria saúde em risco de contaminação.
“Nos últimos anos estamos investindo pesado na conscientização dos produtores rurais e no descarte adequado das embalagens de agrotóxicos”, explica a gerente do programa de Defesa Vegetal da Idaron.
Outro problema identificado nas campanhas de conscientização é o abandono das embalagens de agrotóxicos no solo ou próximas aos rios, o que pode provocar o desequilíbrio ambiental e a contaminação.
Como alternativa para um descarte adequado das embalagens de agrotóxicos, as revendedoras dos produtos são obrigadas por lei a disponibilizarem um local adequado para o armazenamento dos recipientes. Em Rondônia são 13 postos de recolhimento de embalagens e uma unidade processadora do produto, que fica em Cacoal.
“Estamos caminhando para que 100% dos agrotóxicos vendidos em Rondônia tenham as sua embalagens devolvidas aos postos de recolhimento da forma correta, mas para isso é preciso a cooperação dos órgãos de fiscalização e dos produtores rurais, que são os principais consumidores deste tipo de produto”, finaliza Barbosa.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |