Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 24 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Sistema para formatação automática de trabalhos acadêmicos é novidade em tecnologia

Programa inédito e revolucionário para formatação automática de trabalhos acadêmicos

Assessoria, 22/08/2011 11h27

Prático descomplica a vida dos acadêmicos na formatação de trabalhos (Foto: Divulgação)
Prático descomplica a vida dos acadêmicos na formatação de trabalhos - Foto: Divulgação

O universo acadêmico nunca mais será o mesmo! No dia 17 de agosto de 2011 foi lançado o Prático. O inédito e revolucionário sistema para formatação automática de trabalhos acadêmicos. O software, desenvolvido e patenteado pelo professor Marcelo Douglas Silva dos Santos é um marco da tecnologia educacional, uma vez que permite aos alunos realizarem aquilo que sempre desejaram: ignorar completamente as normas metodológicas e focar o tempo e o esforço no estudo dos conteúdos que de fato importam para os trabalhos desenvolvidos.

Às vezes o aluno é um excelente pesquisador, mas não tem o domínio do Word para fazer com que as normas da ABNT sejam aplicadas corretamente ao trabalho que está sendo desenvolvido" - Marcelo Douglas

Segundo o professor, que também é coordenador dos cursos de computação da União Educacional do Norte em Rio Branco/AC, o Prático é singular porque livra o aluno das tarefas de dominar o Microsoft Word e estudar as normas técnicas. As regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são importantes para a formatação de trabalhos acadêmicos, no entanto, o tempo gasto nas tarefas de entendê-las e formatá-las em um editor de texto podem ser em alguns casos, superior ao tempo investido na pesquisa e elaboração dos conteúdosdo próprio trabalho. É isso que o Prático busca evitar. “Nos meus 11 anos de docência, percebi que o aluno ao elaborar trabalhos acadêmicos se depara com três situações: A pesquisa dos conteúdos, o estudo das normas metodológicas da ABNT e o conhecimento da ferramenta de texto para elaboração do trabalho. Às vezes o aluno é um excelente pesquisador, mas não tem o domínio do Word para fazer com que as normas da ABNT sejam aplicadas corretamente ao trabalho que está sendo desenvolvido. Em outras ocasiões o aluno é muito bom de Word, mas não conhece as normas da ABNT. Com o Prático as três situações passam a ser apenas uma. O aluno se preocupar apenas com os conteúdos do trabalho, as normas e o conhecimento do Word, ficam por conta do Prático”.

A ideia do sistema nasceu há muitos anos em uma conversa para definir o tema do TCC do aluno de graduação Silmar Antônio Buchner de Oliveira. A ideia tomou forma, um protótipo foi implementado, o aluno tirou 10, se formou com louvor e por conta de diversos fatores, o projeto foi interrompido. “Na época, não tínhamos as tecnologias que temos hoje. Desenvolver um software da magnitude do Prático era uma tarefa muito difícil”. Como o avanço tecnológico é acelerado, novas tecnologias para o desenvolvimento de sistemas surgiram e finalmente o Prático deixou de ser um protótipo para se tornar uma realidade palpável e funcional.

Com o Prático o aluno se preocupa no contéudo (Foto: Divulgação)
Com o Prático o aluno se preocupa no contéudo (Foto: Divulgação)

Um trabalho acadêmico deve ser muito bem referenciado, mas responda rápido: Você sabe fazer uma referência de um artigo de jornal? E de uma tese de doutorado? E se o autor do livro não for uma pessoa, mas sim uma instituição? Complicado não é verdade? Pois bem, com o Prático, nada disso é importante. O Prático sabe como devem ser as formatações de cada tipo de referência bibliográfica.  Basta preencher os campos do tipo da referência que você deseja e deixar para o Prático a tarefa de realizar as formatações metodológicas. Tudo rápido e fácil.

A metodologia do Prático é baseada na integração completa com o Microsoft Word. Após concluir o trabalho, o Prático o formata no Word de acordo com as regras da ABNT vigente. Ao final do processo, o trabalho que você fez no Prático está pronto para ser impresso no Microsoft Word. Tudo isso com apenas um clique.

O que o Prático faz por você:

• Formatação e apresentação da capa;
• Formatação e apresentação da folha de rosto;
• Formatação e apresentação de figuras, tabelas e quadros;
• Inserção de notas de rodapé;
• Formatação e apresentação da lista de abreviaturas;
• Inserção e formatação correta dos números de página;
• Formatação e apresentação de lista de figuras, lista de tabelas e listas de quadros;
• Formatação e apresentação do sumário;
• Formatação e apresentação da Folha de aprovação (para os casos de trabalhos de conclusão de curso);
• Formatação e apresentação da dedicatória;
• Formatação e apresentação dos agradecimentos;
• Formatação e apresentação da epígrafe;
• Formatação e apresentação do resumo;
• Formatação e apresentação do abstract;
• Formatação e apresentação da introdução;
• Formatação e apresentação dos capítulos e subcapítulos;
• Formatação e apresentação da conclusão;
• Formatação e apresentação de apêndices e anexos;
• Formatação e apresentação de referências bibliográficas de diversos tipos (livros, revistas, jornais, monografias, etc.).


O professor faz questão de ressaltar que o Prático não veio para dar fim às disciplinas de Metodologia Científica nem para tirar a importância do trabalho feito pelos professores dessa área. “Embora o Prático conheça as regras da ABNT e formate o trabalho do aluno sem que este se preocupe com as normas metodológicas, nenhum sistema computacional é capaz de ensinar o aluno a escrever. Com o Prático, o professor pode, por exemplo, ignorar a formatação da Introdução e ensinar ao aluno à como escrever uma Introdução. Quais elementos uma Introdução deve conter para que seja de fato um texto considerado de qualidade. Isso, nenhuma ferramenta pode fazer e ninguém faz melhor do que um professor”.

O Prático pode ser usado para a elaboração de trabalhos acadêmicos normais, monografias de graduação, trabalhos finais de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A integração é completa com o Microsoft Word 2003, 2007 e 2010.

No site oficial do Prático www.foconoconteudo.com.br é possível fazer o download de uma versão de demonstração e também fazer a aquisição do sistema. “Utilizamos uma tecnologia segura e reconhecida nacionalmente para as compras feitas pela Internet. O Pagseguro é referência em pagamentos online e é garantia de uma compra tranqüila”, afirma o professor.

O Prático é intuitivo e muito fácil de usar, mesmo assim o produto vem acompanhado de manual do usuário e de vídeo aulas que ensinam todas as funcionalidades do sistema. “Seria um contra-senso desenvolver uma ferramenta que fosse difícil de ser usada. Se um dos objetivos do Prático é fazer com que o aluno não estude a ABNT e também não estude o Word, fazê-lo estudar o Prático seria contraditório. Assistir as vídeo aulas é mais do que o suficiente para dominar a ferramenta. Os vídeos estão no site e também no CD do produto”.

O Prático obedece às normas da ABNT e sempre que houver alterações nas normas, uma nova versão do Prático será disponibilizada aos clientes através do site. “Estamos tentando pensar em tudo para facilitar a vida dos usuários. Quando a ABNT mudar as regras, quem já for dono de um Prático obterá uma nova versão atualizada por valores módicos, algo em torno de 10% do valor do produto”.

Todo conforto e funcionalidades do Prático podem ser adquiridos por apenas R$ 100,00. Na Internet a compra pode ser feita em até 5X sem juros e a entrega é grátis. “Estamos fechando parcerias para que o sistema possa ser vendido também nas livrarias universitárias. Já somos parceiros das livrarias da UNINORTE e da FAAO, ambas em Rio Branco/AC. A nossa meta é estar em todas as faculdades da região Norte até o fim do ano. O Prático é um produto nacional, mas como foi feito na nossa terra, queremos valorizar primeiro o lugar onde vivemos”.

Não perca tempo, acesse www.foconoconteudo.com.br e deixe o Prático surpreender você! 

Prático (Foto: Divulgação)
Prático (Foto: Divulgação)
Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

  • De: Marcos às 20/09/2011 17h33
    O Prático é excelente e muito funcional, o sonho do acadêmico para formatação de seus trabalhor, e tenho pra vender é só me ligar: 8476 - 3222 ou 3536 - 6515 ou no e-mail: venda200@hotmail.com
  • De: Vinicius Mesquita às 22/08/2011 14h02
    Esse programa é excelente! Estava preocupado com as normas para minha monografia mas agora deixo tudo por conta do programa e consigo me concentrar melhor no conteúdo que irei abordar. Parabéns!
  •  Comente você também 
 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |