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Rondônia sai na frente com um programa piloto para implantação de áreas de descanso na BR-364/RO

Rondônia ao Vivo /Assessoria Eficaz, 08/08/2011 15h57

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O Estado será pioneiro e servirá de modelo para o restante do país na adoção de pontos de apoio nas rodovias federais.Reduzir o alto índice de acidentes nas rodovias federais e oferecer aos usuários pontos de apoio com garantias mínimas de segurança, conforto e comodidade são os objetivos do programa que pretende implantar os Pontos de Apoio Rodoviário Certificados (PARC) em todo o país. Através da certificação pelo DNIT, os PARC’s terão de uma a cinco estrelas e deverão oferecer aos motoristas que percorrem longas distâncias, no mínimo, estacionamento com segurança para pernoite com controle de acesso à vagas demarcadas, abastecimento de combustível, áreas de alimentação, sanitários, loja de artigos de conveniência e serviços de oficina. Saindo na frente, Rondônia será o piloto deste projeto que deverá ser ampliado para o restante do país.
O projeto de elaboração do Programa está sendo realizado pela RF Consultoria Ltda, e, em conclusão da segunda etapa do projeto, a empresa realizou na última quinta-feira (04), um workshop no auditório da Superintendência Regional do DNIT/RO-AC, em Porto Velho, para apresentar o resultado das pesquisas de campo feitas no mês de maio com motoristas na BR-364, sugestão dos locais onde devem ser instalados os PARC’s de Rondônia e as classificações que o DNIT deve certificar esses pontos no Estado.
Foram convidados representantes de vários segmentos da sociedade constituída, entre eles dos setores privado, entidades de classe, poder público e órgãos fiscalizadores como os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Detran, entre outros. “O objetivo do workshop foi apresentar a proposta dos PARCs e colher subsídios para aprimorar o projeto adequando-o às sugestões da sociedade organizada” explicou Roberto Freitas, diretor da RF Consultoria. Ele também destacou que a configuração dos atuais postos de gasolina não oferece quaisquer instalações adequadas ao conforto dos usuários, nem estacionamento com segurança, o que facilita a atuação de ladrões e vândalos.
Rondônia deve ter três PARC’s
Uma pesquisa realizada pela RF Consultoria com motoristas na BR-364, que entrevistou 1.401 motoristas de veículos de passeio e 2.018 caminhoneiros, mostrou que entre as prioridades dos usuários a segurança vem em primeiro lugar no desejo de todos, 77% deles estariam dispostos a pagar para ter pernoite com segurança e 14% declararam que já sofreram algum tipo de roubo. O levantamento da jornada dos motoristas de caminhão registrou que o tempo deles dirigindo é de 14 horas, enquanto ficam parados três horas e dormindo sete horas. Essa longa jornada dirigindo pode contribuir para o alto número de acidentes na rodovia. Somente em 2010, entre Vilhena e Porto Velho, a PRF registrou 2.271 acidentes, sendo 1.154 com mortos ou feridos.
A pesquisa identificou a necessidade de construção de três pontos de apoio na BR-364 em Rondônia, sendo um em Vilhena, um em Ji-Paraná e o terceiro em Porto Velho. Desta forma, dar oportunidade aos motoristas de cumprir o que recomenda o Projeto de Lei do Senado 271/2008, que determina o descanso após cada quatro horas ao volante. A exceção de Porto Velho, os demais PARC’s teriam a classificação de duas estrelas, com capacidade de expansão num prazo de 20 anos de saltar para três estrelas. Nessa categoria os PARC’s ampliariam a quantidade de vagas de estacionamento de 100 para 200.
O PARC de Porto Velho começaria com três estrelas, com projeto de expansão para quatro estrelas também em 20 anos. Iniciaria com 200 vagas de estacionamento e passaria para 300 vagas, com ampliação de serviços de segurança e conforto dos usuários. Cabe ressaltar que neste PARC a participação de motoristas de automóveis e caminhonetes é predominante.
Atuação do DNIT Rondônia é destacada por convidados
Convidados presentes, fizeram questão de parabenizar o superintendente do DNIT em Rondônia, José Ribamar da Cruz Oliveira, pela capacidade de trazer para Rondônia este projeto inédito no país. “Penso que Rondônia é o começo do nosso país e não o fim como muitos dizem. Ter este projeto realizado aqui mostra toda a capacidade do superintendente e da sua determinação em trazer o melhor para sua região. Ele e sua equipe estão empenhados em ajudar na elaboração dos estudos e ver o projeto se tornar uma realidade”, destacou José Araújo “China” da Silva, presidente da União Nacional dos Caminhoneiros, que veio de São Paulo especialmente para conhecer o projeto.
Oliveira destaca que os PARC’s são o sonho de todos que transitam pelas rodovias federais, pois as pesquisas realizadas pela RF Consultoria comprovaram que em Rondônia os usuários querem segurança nas estradas, não se importando em pagar por este serviço. “É uma forma de proporcionar qualidade e a preservação de vidas”, resume. Oliveira também falou com entusiasmo da recente aprovação pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara do PL-785/2011 que prevê a obrigatoriedade da implantação de pontos de apoio nas rodovias brasileiras. “O DNIT saiu à frente da legislação e Rondônia terá a oportunidade de servir de modelo para o restante do país”.
O próximo passo será do programa está previsto para acontecer em fevereiro de 2012 com a apresentação do projeto acabado dos PARC’s, através de maquetes eletrônicas. O último passo será apresentação do projeto de viabilidade econômica com as opções para definição quanto à forma dos PARC’s: se público, privado ou público/privado.

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