Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 22 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Apaga-se o passado com uma obra histórica e cultural

Segundo o secretário municipal de planejamento estimativa de custos deverá ser de R$ 7,5 milhões

Ivan de Lara, Jornal Nossa Folha, 08/08/2011 17h41

Obra do Teatro Municipal nos dias de hoje (Foto: Jornal Nossa Folha)
Obra do Teatro Municipal nos dias de hoje - Foto: Jornal Nossa Folha

As obras do Teatro Municipal de Ariquemes tem se tornado alvo de duras críticas nos últimos tempos. A administração do município, que comanda as obras, tem tido algumas dificuldades na liberação dos recursos dentro do planejamento inicial. Com os trabalhos totalmente fora do prazo para a conclusão, o sonho cultural de Ariquemes, tornou-se um pouco distante, mas não impossível, comparando-se a grandeza e a utilidade histórico-futura que terá para o Estado de Rondônia.

Quando prefeito, o governador Confúcio Moura (PMDB), sonhou, projetou e iniciou a construção da obra. Com o apoio de emendas da deputada federal Marinha Raupp (PMDB)e também com recursos da própria prefeitura iniciou-se a obra, que cujas várias comparações feitas em todo o Estado, Ariquemes se tornará referência cultural ao norte do país.
A obra que deveria estar pronta já em 2009, ficou parada desde o ano de 2010, devido a burocracia em liberação dos recursos provenientes da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA). Além da questão burocrática, tiveram que ser corrigidos alguns problemas na questão estrutural, que durante a execução foram apontadas no projeto.

Segundo o secretário municipal de planejamento, orçamento e gestão, Marcelo Santos, a estimativa de custos total deverá girar em torno de R$ 7,5 milhões, sendo que dentro do atual cronograma o término está marcado para dezembro deste ano, uma vez que a parte estrutural da obra se encontra concluída, e inicia-se agora, a fase de acabamento.
O prefeito do município, Márcio Raposo, destacou que o empenho da deputada federal Marinha Raupp foi de extrema importância para a obra. “Desde o inicio da construção até hoje a deputada tem feito de tudo para esta obra ser concretizada. Somos muito gratos a ela, pois este apoio resultará em uma obra que será um dos maiores modelos culturais para nosso Estado de Rondônia”, destaca o chefe do executivo.

Em seu blog, Confúcio Moura chegou a falar sobre o teatro, cultura, referências históricas e aproveitou para alfinetar os críticos. “Vejam vocês o orgulho que tem Minas Gerais com suas cidades históricas? Mas, gente com visão curta, claro que não consegue ver além da linha do horizonte ou da curva da sua rua.”, finalizou o governador em seu blog.

Novo Centro Administrativo

O município de Ariquemes focou inicialmente nas obras da nova prefeitura, batizado pelo então prefeito Confúcio de Centro Administrativo Dr. Carpintero, fato que queira ou não, colaborou para uma maior lentidão nos trabalhos do Teatro. Algo que também, naquele momento era muito mais necessário e urgente, pois as instalações que a administração ariquemense se encontrava eram precárias e pode-se dizer também que mais parecia uma bomba relógio.

Futuro Teatro Municipal X Antigo Mercado Municipal

31 de março de 2007, dia da demolição do Mercado Municipal (Foto: Agência Multimídia)
31 de março de 2007, dia da demolição do Mercado Municipal (Foto: Agência Multimídia)

Quanto aos críticos de plantão, podemos afirmar que a ideia, projeção e execução de uma obra deste porte, vai muito além do que qualquer que possa ser a subjeção de alguma minoria da sociedade. Algo que podemos comparar é a atual obra, com as instalações, que ali se encontravam, do chamado antigo Mercado Municipal. Este sim não seria um bom modelo de construção para o centro da cidade de Ariquemes. Onde segundo relatos de populares de Ariquemes, havia se tornado um antro de prostituição, consumo e venda de drogas, desorganização comercial, em que as instalações precárias e antigas se encontravam fora dos padrões de uma cidade em pleno crescimento e modernização da construção civil, como a esta em questão.

*Com informações Ivan de Lara, Jornal Nossa Folha

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |