Danilo Macedo / Agência Brasil, 19/07/2011 14h18
A Malásia autorizou a abertura do mercado para carnes bovina e de peru brasileiras. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que divulgou a informação hoje (19), a liberação foi anunciada pelas autoridades malaias no final da semana passada. Inicialmente, apenas dois frigoríficos nacionais estão autorizados a embarcar carne bovina para a Malásia e um, carne de peru.
A conquista do direito de exportar para um novo mercado, de acordo com o Mapa, é consequência da missão que o governo enviou, em junho, à Malásia, Indonésia e ao Japão. “[A liberação da exportação] faz parte da estratégia do governo do Brasil de ampliar os mercados para a carne nacional, especialmente em países asiáticos”, comunicou o Mapa em nota.
A Indonésia também autorizou as importações de carne de pato e de peru do Brasil. Em agosto, uma equipe de técnicos japoneses vem ao Brasil para inspecionar frigoríficos de carne suína. Segundo o Mapa, “a vinda da missão é a última etapa necessária para o início dos embarques do produto nacional ao país asiático”, dentro de um processo que já dura dez anos.
Os japoneses vão vistoriar as condições controle de sanidade animal e de saúde pública em frigoríficos de Santa Catarina, nos postos de divisa e de fronteira e em aeroportos do estado. Os técnicos asiáticos também visitarão o Laboratório Nacional Agropecuário do Pará (Lanagro), que faz o isolamento do vírus da febre aftosa.
O Mapa informou que, depois da Ásia, o próximo objetivo é abrir os mercados na América Central e no México, ainda estão fechados para as carnes brasileiras.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |