Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 24 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Idaron fiscalizará rebanhos em municípios amazonenses

A fiscalização dos rebanhos bovinos com relação ao combate e prevenção da febre aftosa na região

DECOM, IDARON, 09/07/2011 17h24

Termo terá duração de 02 anos, com ele o posto de fiscalização se transformará em escritório de atendimento a com (Foto: Divulgação/DECOM)
Termo terá duração de 02 anos, com ele o posto de fiscalização se transformará em escritório de atendimento a com - Foto: Divulgação/DECOM

A fiscalização dos rebanhos bovinos com relação ao combate e prevenção da febre aftosa na região dos municípios amazonenses de Lábrea e Camutama passará a ser feita pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), segundo termo de cooperação firmado com a Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) do Amazonas.

De acordo com o veterinário Fabiano Alexandre dos Santos, do Idaron, a vinda da missão da União Européia a Rondônia, visando o início da análise de abertura do mercado Europeu para a carne rondoniense, apontou a necessidade da Agência Idaron assumir a coordenação das atividades e ações de vigilância sanitária na área de divisa com o Amazonas, mais precisamente a região de Lábrea e Camutama, hoje reconhecidas internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação.

“Fomos a Manaus com o intuito de formalizarmos um acordo que garantisse uma maior participação do serviço de defesa sanitária de Rondônia nas propriedades de Camutama e Lábrea e, apesar das dificuldades, conseguimos um avanço significativo no documento, que vai ainda ser chancelado pelo Ministério da Agricultura”, explica Alexandre. 

“O serviço de defesa oficial do Amazonas viu a possibilidade de Rondônia assumir temporariamente o serviço de fiscalização em território amazonense como uma parceria necessária e bem vinda, visto que seus produtores ganharam muito com isso, tornando-se livres de febre aftosa com vacinação naquela região, elevando o valor da carne exportada naquela área”, citou o presidente do Idaron Marcelo Henrique.

Esse termo terá duração de dois anos, e com ele, o posto de fiscalização do KM 42,5 se transformará em escritório de atendimento a comunidade, estando à disposição dos produtores amazonenses com propriedade naquela região. “Os produtores serão atendidos pelo Idaron, que contará com apoio dos técnicos da Codesav”, disse o presidente.

Marcelo Henrique se reuniu ainda com o secretário de Estado da Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, estreitando relações e solicitando que o posto de atendimento de Humaitá possa, quando solicitado, servir de apoio aos técnicos da Idaron, naquela região, melhorando ainda mais os acordos traçado no novo termo de cooperação.

“Todos ganham. Ganha Rondônia, que terá uma melhor proteção de seu rebanho e ganha o Amazonas, que recentemente assumiu o compromisso de cumprir uma agenda protocolar visando tornar o Estado livre da febre aftosa até o final de 2012”, afirmou Marcelo Henrique.

Participaram da reunião, além do presidente da Idaron, o presidente da Codesav, Sérgio Rocha Muniz; o gerente de Defesa Sanitária Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos; o gerente de Defesa Sanitária Animal da Codesav, Alberto Nascimento de Holanda Lima, diretores da SFA do Amazonas, técnicos da Codesav e produtores rurais.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:       
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |