Comunicação PMA, 06/07/2011 23h06
Com o tema: “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), realizou a II Conferência Regional de Segurança Alimentar, no Auditório da Associação Comercial Industrial de Ariquemes (ACIA), com a participação de seis municípios do Vale do Jamari: Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro e Rio Crespo.
A II Conferência Regional partiu do seguinte objetivo o de construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6° da Constituição Federal, promovendo a soberania alimentar com a implementação de Políticas Públicas por intermédio do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN – nas três esferas de governos: Federal, Estadual e Municipal e com a participação da sociedade Civil.
De acordo com a secretária Mary Braganhol, com a realização deste evento em Ariquemes, poderemos analisar os avanços, as ameaças e as perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação, segundo as recomendações relacionadas aos Planos Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Com a participação dos municípios do Vale do Jamari, vamos avaliar e fazer recomendações para avançar e qualificar o processo de implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), visando o fortalecimento da intersetorialidade, da exigibilidade do direito humano à alimentação adequada e saudável”, disse Braganhol.
A Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ariquemes – COMSEA –, Marilene Motta, reafirmou a preocupação do Prefeito Márcio Raposo com a qualidade alimentar da população do nosso Município.
“Segurança Alimentar e mais do que acabar com a fome, significa garantir que todas as famílias tenham condições de se alimentar dignamente com regularidade, quantidade e qualidade necessária a manutenção de sua saúde física e mental. Este tema é de singular importância para todo cidadão, tendo em vista que uma alimentação saudável contribui, entre tantos fatores, no estímulo educacional e acima de tudo na promoção da saúde”, enfatizou Marilene Motta.
Dentro da programação da Conferência, o Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assistência Social (SEAS), Paulo Roberto dos Santos, abordou o tema “Legislação e Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Já a Nutricionista do Hospital Monte Sinai, Geisa Almeida, comentou os benefícios de uma alimentação saudável, falando sobre “Nutrição e Saúde”. E após a elaboração das propostas pelos grupos de trabalho, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual.
O evento contou com representantes de diversas organizações não governamentais do município, a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Mary Terezinha Braganhol, a Presidente da COMSEA, Marilene Motta, a representante dos municípios do Vale Jamari, Maria Gonçalves Lima, o representante das pessoas que se utilizam dos programas de alimentação, Reverendo da Igreja Anglicana, Hugo Sanchez e a secretária de Desenvolvimento Social, Ângela Bim.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |