Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 19 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Produtores rurais de Ariquemes são beneficiados com irrigação

Obra foi viabilizada através de uma emenda parlamentar de autoria do vereador Tibério

Assessoria, 01/07/2011 22h17

Sistema de irrigação vai beneficiar as famílias que residem no Setor Chacareiro (Foto: Divulgação/Assessoria)
Sistema de irrigação vai beneficiar as famílias que residem no Setor Chacareiro - Foto: Divulgação/Assessoria

A Associação dos Produtores Rurais de Ariquemes inaugurou na manhã desta sexta-feira, o sistema de irrigação que vai beneficiar as famílias de produtores rurais que residem no Setor Chacareiro do Lote 13 da Gleba 4 da BR 364, próximo ao município. A obra foi viabilizada através de uma emenda parlamentar de autoria do vereador Tibério Rocha (PPS) no valor de R$ 20 mil (vinte mil reais). A mão de obra para a instalação do sistema que vai assegurar a produtividade e a sobrevivência das lavouras no local ficou por conta da Secretaria de Agricultura de Ariquemes.

Além do autor da emenda, o evento contou com a presença do prefeito de Ariquemes José Márcio Londe Raposo (DEM); dos secretários: de Agricultura Mari Braganhol e Meio Ambiente Amauri Guedes; do deputado estadual Lorival Amorin (PMN); do presidente da Câmara Municipal de Ariquemes Valmir Francisco dos Santos (Val do PT); do presidente da Associação José Martins, moradores da localidade e demais autoridades.

Na oportunidade, Tibério Rocha agradeceu a família que cedeu o espaço para fazer a represa para a distribuição de água e destacou que a emenda foi destinada com objetivo de atender os agricultores que sofriam na temporada de estiagem, e “por não contarem com um sistema de irrigação, utilizavam a água dos poços e assim, gastavam ainda mais dinheiro com energia elétrica”.

Riqueza

De acordo com o vereador, inicialmente, a irrigação vai beneficiar 12 famílias com 12.500 (doze mil e quinhentos) litros de água/dia, mas a meta é que até o próximo ano as 36 que moram no local recebam o benefício.

“Isso aqui será a maior riqueza para nós”, disse José Martins, ressaltando que para a Associação, a irrigação significa a garantia do aumento da renda dos agricultores familiares que moram no local. “Antes, a gente só produzia no período chuvoso e na seca, muitos tinham que ir trabalhar na cidade. Mas a partir de agora, conseguiremos produzir o ano inteiro”, comemorou.

O presidente da Câmara de Ariquemes parabenizou Tibério pelo trabalho, lembrando que “o vereador está em seu primeiro mandato, mas já veio com força total”. Para salientar a importância da instalação do sistema de irrigação, Val lembrou que “a produção orgânica feita aqui representa um bem que pode ajudar no equilíbrio do meio ambiente e na saúde da população, por isso, precisa de incentivos”.

Ao usar a palavra, o deputado Lorival Amorin anunciou que nesta quinta-feira (30.06) conseguiu com o governador do estado Confúcio Moura (PMDB), a liberação de uma emenda parlamentar de sua autoria para distribuir 500 toneladas de calcários para as propriedades rurais da região de Ariquemes, “incluindo o Setor Chacareiro”. O trabalho ficará a cargo da Secretaria de Agricultura de Ariquemes.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |