Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 24 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Ariquemes terá Unidade Integrada de Segurança

Vereadores levantaram vários questionamentos como: aumento do efetivo da Polícia Militar e Civil

Assessoria, 22/06/2011 21h56

Secretário estadual da Sesdec se reuniu com vereadores de Ariquemes (Foto: Divulgação)
Secretário estadual da Sesdec se reuniu com vereadores de Ariquemes - Foto: Divulgação

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Ariquemes a pedido da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), o secretário Marcelo Bessa anunciou que Ariquemes terá uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) que vai atuar na forma de Gestão Compartilhada.

Participaram do encontro com Marcelo Bessa: o secretário adjunto da Sesdec Ricardo Rodrigues; o assessor da Sesdec Thiago Flores; o delegado regional da Polícia Civil de Ariquemes Claudionor Muniz; o assessor especial da Sesdec Marcos Rezende; e os vereadores: Valmir Francisco dos Santos (Val/PT) presidente da Câmara; Tibério Rocha (PPS) vice-presidente; Clóvis José (PMDB) líder do Governo na Câmara; João Leite (PP) e Enoque Nunes (PMDB); demais autoridades estaduais e municipais.

De acordo com Ricardo Rodrigues, a Unisp vai integrar duas delegacias da Polícia Civil e uma nova sede da Companhia da Polícia Militar. “Já conversamos com o prefeito (José Márcio Londe Raposo) e ele disse que tem uma área que poderá ser doada para a instalação. O projeto será encaminhado a Câmara e gostaríamos de contar com o apoio de vocês”, complementou Ricardo que já foi delegado em Ariquemes e, portanto, conhece a realidade da região.

“Ariquemes tem um fortalecimento consolidado neste sentido, pois já conta com um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), um Conselho Municipal de Segurança (Conseg), é referência para o estado em Policia Comunitária e desenvolve vários programas na área de segurança. Tudo isso contribuirá em muito para que os projetos que temos para melhorar ainda mais a segurança no município e na região tenham sucesso”, acrescentou Marcelo Bessa.

Integração

Através da Unisp, os secretários da Sesdec explicaram que o município de Ariquemes será piloto no estado de um projeto de gestão compartilhada de segurança pública. “Por isso estamos promovendo estas reuniões para celebrar essa parceria com as Câmaras Municipais e todos os órgãos públicos municipais colocando-os no ciclo da segurança pública. Todo mundo mora no município e não na união, por isso esta integração é importantíssima”, frisou o secretário da Sesdec. “Nossa meta é que Rondônia seja o primeiro estado do país a fechar uma integração sobre segurança nos 52 municípios”, completou Ricardo Rodrigues.

Durante a reunião, os vereadores levantaram vários questionamentos como: aumento do efetivo da Polícia Militar e Civil no município; combate à violência infantil e às drogas e entorpecentes; homicídios; e aos crimes de furtos e roubos.

Com uma estatística de crimes ocorridos de janeiro a maio de 2010 e no mesmo período referente a 2011, o secretário mostrou que os índices diminuíram, “e são animadores, mas pretendemos melhorar ainda mais. Nosso sistema registra todas as ocorrências regionais e nos permite um mapeamento. E é com esses indicadores que estamos trabalhando para definir as metas para melhorar a segurança no estado”, reforçou.

Com relação ao efetivo, o adjunto da Sesdec disse que a prioridade no próximo concurso é Ariquemes.

O presidente da Câmara, avaliou a reunião como “bastante produtiva. Foi uma satisfação receber a comissão segurança do estado em Ariquemes”.

À noite, reunião também foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |