Ariquemes Notícias, 15/06/2011 08h59
As interrupções do serviço de internet e telefonia móvel nos últimos meses em Rondônia levaram o Ministério Público em parceria com o Procon e ACIA a realizar na noite desta terça-feira (14) uma audiência pública para debater o problema. O evento organizado pelo promotor de justiça de Elias Chaquian Filho contou com a presença de representantes da empresa responsável pelo serviço no Estado, empresários, técnicos em comunicações, população e autoridades políticas.
Durante o debate os Empresários reclamaram dos prejuízos sofridos pelas interrupções. Segundo eles as vendas com cartão de crédito ficam paralisadas sem o serviço, além da impossibilidade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), uma exigência Receita Federal que também é afetada. Os comerciantes ainda cobraram da Operadora uma solução para os setores que não possuem a cobertura para do serviço de internet banda larga (ADSL), entre eles grande parte do setor Industrial, o que prejudica as operações do comércio na região.
Os representantes da Oi também foram questionados sobre a qualidade do serviço de internet oferecida pela Operadora e a falta de um escritório de atendimento da Oi para a região de Ariquemes.
O Gerente de Redes da Oi Fabio Kenzo, esclareceu que as interrupções nos serviços foram ocasionadas pelo rompimento/danificação do cabo de fibra ótica através de ações de terceiros durante o trabalho com maquinas e queimadas na faixa de domínio do DNIT, local onde está enterrado o cabo. Fabio acrescentou que a solução definitiva só deverá ser realizada através do consórcio IE Madeira, que ligara Porto Velho a Araraquara em São Paulo, porém uma ação emergencial para este tipo de problema já foi tomada pela Operadora através do aluguel da banda de transmissão da Eletronorte e que não deverá mais haver interrupções nos serviços.
Sobre a qualidade no serviço Marcelo Campos assessor jurídico da Oi, informou que Rondônia possui um dos melhores serviços de internet banda larga da Região Norte, estando à frente até de Manaus no Amazonas e que os problemas relatados durante a audiência estarão sendo levados para discussão interna na Oi para possíveis medidas.
Para o Promotor Elias Chaquian a audiência foi importante para poder averiguar a situação e a ter a melhor resposta para o problema, “O pessoal da Oi veio, conversou com a gente, explanou os problemas deles e agora nós temos um início, um pequeno passo para poder resolver ou começar a resolver o problema da internet”, explicou Elias Chaquian. Ainda segundo o promotor o Ministério Publico estará fiscalizando de forma direta os projetos apresentados pela Operadora e os pontos levantados pelos empresários.
O Deputado Estadual Adelino Follador, presente na audiência disse que a iniciativa foi importante tendo um horizonte para o início dos trabalhos, porém segundo o Deputado, a Operadora falhou ao enviar representantes sem um poder de esclarecimentos maior para os empresários, “Infelizmente a reunião não foi do jeito que poderia ser”, disse Adelino Follador.
Indignado, o vereador Nivaldo Vieira desabafou, “Esperávamos aqui, uma definição com relação ao posicionamento da incompetência da Oi no Estado de Rondônia”. Segundo o vereador não foram apresentados soluções pelos representantes, “é uma revolta por parte dos comerciantes, quero também convocar todos os comerciantes que se sentiram lesados e que tem como juntar informações para entrar com indenização, acho desta foram que nós vamos recuperar o prestigio” declarou Nivaldo Vieira.
Estiveram presentes durante a audiência o promotor Elias Chaquian, Jonas Perutti - Presidente da ACIA, Roni Argeu - Gerente Regional do Procon de Ariquemes, o Deputado Estadual Adelino Follador os vereadores Tibério Rocha, Nivaldo Vieira e Rosa Pereira, a Defensoria Pública além dos representantes da Oi.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |