Ariquemes Notícias, 15/06/2011 08h59
As interrupções do serviço de internet e telefonia móvel nos últimos meses em Rondônia levaram o Ministério Público em parceria com o Procon e ACIA a realizar na noite desta terça-feira (14) uma audiência pública para debater o problema. O evento organizado pelo promotor de justiça de Elias Chaquian Filho contou com a presença de representantes da empresa responsável pelo serviço no Estado, empresários, técnicos em comunicações, população e autoridades políticas.
Durante o debate os Empresários reclamaram dos prejuízos sofridos pelas interrupções. Segundo eles as vendas com cartão de crédito ficam paralisadas sem o serviço, além da impossibilidade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), uma exigência Receita Federal que também é afetada. Os comerciantes ainda cobraram da Operadora uma solução para os setores que não possuem a cobertura para do serviço de internet banda larga (ADSL), entre eles grande parte do setor Industrial, o que prejudica as operações do comércio na região.
Os representantes da Oi também foram questionados sobre a qualidade do serviço de internet oferecida pela Operadora e a falta de um escritório de atendimento da Oi para a região de Ariquemes.
O Gerente de Redes da Oi Fabio Kenzo, esclareceu que as interrupções nos serviços foram ocasionadas pelo rompimento/danificação do cabo de fibra ótica através de ações de terceiros durante o trabalho com maquinas e queimadas na faixa de domínio do DNIT, local onde está enterrado o cabo. Fabio acrescentou que a solução definitiva só deverá ser realizada através do consórcio IE Madeira, que ligara Porto Velho a Araraquara em São Paulo, porém uma ação emergencial para este tipo de problema já foi tomada pela Operadora através do aluguel da banda de transmissão da Eletronorte e que não deverá mais haver interrupções nos serviços.
Sobre a qualidade no serviço Marcelo Campos assessor jurídico da Oi, informou que Rondônia possui um dos melhores serviços de internet banda larga da Região Norte, estando à frente até de Manaus no Amazonas e que os problemas relatados durante a audiência estarão sendo levados para discussão interna na Oi para possíveis medidas.
Para o Promotor Elias Chaquian a audiência foi importante para poder averiguar a situação e a ter a melhor resposta para o problema, “O pessoal da Oi veio, conversou com a gente, explanou os problemas deles e agora nós temos um início, um pequeno passo para poder resolver ou começar a resolver o problema da internet”, explicou Elias Chaquian. Ainda segundo o promotor o Ministério Publico estará fiscalizando de forma direta os projetos apresentados pela Operadora e os pontos levantados pelos empresários.
O Deputado Estadual Adelino Follador, presente na audiência disse que a iniciativa foi importante tendo um horizonte para o início dos trabalhos, porém segundo o Deputado, a Operadora falhou ao enviar representantes sem um poder de esclarecimentos maior para os empresários, “Infelizmente a reunião não foi do jeito que poderia ser”, disse Adelino Follador.
Indignado, o vereador Nivaldo Vieira desabafou, “Esperávamos aqui, uma definição com relação ao posicionamento da incompetência da Oi no Estado de Rondônia”. Segundo o vereador não foram apresentados soluções pelos representantes, “é uma revolta por parte dos comerciantes, quero também convocar todos os comerciantes que se sentiram lesados e que tem como juntar informações para entrar com indenização, acho desta foram que nós vamos recuperar o prestigio” declarou Nivaldo Vieira.
Estiveram presentes durante a audiência o promotor Elias Chaquian, Jonas Perutti - Presidente da ACIA, Roni Argeu - Gerente Regional do Procon de Ariquemes, o Deputado Estadual Adelino Follador os vereadores Tibério Rocha, Nivaldo Vieira e Rosa Pereira, a Defensoria Pública além dos representantes da Oi.
Eventos
Últimas notícias
1Publicada a Lei que cria nova indenização de até R$ 5 mil para médicos atuarem no combate à Covid-19
2Governo orienta produtores sobre o Cadastro da Agroindústria Familiar de Rondônia
3Documentos de veículos não serão mais impressos em papel moeda; Detran adota sistema digital
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2021 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |