RO Manchete, 27/05/2011 16h50
Projetada para diminuir os acidentes no trecho urbano da BR-364, em Ariquemes, a construção de duas marginais na principal rodovia de Rondônia esbarra na burocracia e na falta de liberação de verbas públicas para ser concluída. Esta é a versão apresentada pelo secretário de Planejamento do município, Marcelo Santos, para justificar a paralisação da obra.
Um dos problemas gerados pela demora na conclusão do serviço é o desgaste natural das benfeitorias construídas, como é o caso dos meios-fios que já estão danificados e precisarão ser refeitos em muitos trechos – também existem buracos na pista que precisarão ser recapeados.
Em 2006, quando começou a construção das marginais, a obra estava estimada em R$ 14 milhões e a previsão era de que fosse concluída no final de 2007. Com quase quatro anos de atraso, a estimativa é de que a obra fique até R$ 3 milhões mais cara. “Quando a obra não é executada de forma rápida se abre um precedente para que a empreiteira peça o realinhamento dos preços, o que acaba deixando o valor da obra mais caro”, esclareceu o secretário Marcelo Santos.
Mas alheio aos problemas que emperram a conclusão da construção das marginais, os moradores de bairros como o Mutirão Marechal Rondon e Vila do Sossego reclamam que o trecho em obra continua perigoso, por falta de sinalização. “A obra foi feita para reduzir os acidentes, mas é direto que os carros batem ou acontece um atropelamento, ainda não adiantou muito construir essa obra aqui”, desabafa o comerciante Clemir Alves.
Depois de mais de cinco anos de paralisações e reinício da obra, as duas pistas auxiliares já foram concluídas e mesmo sem uma inauguração oficial já são usadas por motoristas de Ariquemes e aqueles que chegam de outras localidades.
Em Brasília
Para tentar sensibilizar o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), o prefeito de Ariquemes, José Marcio Londe Raposo (DEM), viajou a Brasília para mostrar a necessidade de conclusão da obra.
O prefeito de Ariquemes também leva, para a reunião com técnicos e diretores do Dnit, documentos que mostram o andamento da construção das marginais e que os erros no projeto original já foram corrigidos e que há necessidade de liberação de mais dinheiro para que a empreiteira possa concluir o serviço.
Se a pressão do prefeito de Ariquemes surtir efeito e o dinheiro necessário para concluir a obra for liberado, o secretário Marcelo Santos acredita que até o final do ano as marginais da BR-364 serão inauguradas oficialmente.
Eventos
Últimas notícias
1Com quadro gravíssimo Dep. Jean Oliveira é transferido de UTI no Ar para Hospital Albert Einstein
2Ariquemes volta para a Fase 2 de abertura do comércio.
3IDARON SIMPLIFICA CADASTRO PARA PRODUTORES COMERCIAIS E REVENDEDORES DE PLANTAS ORNAMENTAIS EM RO
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2021 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |