RO Manchete, 13/05/2011 14h10
Nunca a máxima “olhe para os dois lados antes de atravessar a rua” foi tão indispensável em Ariquemes. O cuidado se faz necessário para que o pedestre não seja mais uma vítima de atropelamento. Este tipo de ocorrência é responsável por 7% do total de acidentes registrados no município.
Em 2010, os atropelamentos somaram apenas 2% do total de acidentes, quantitativo menor que o registrado no primeiro trimestre deste ano. A explicação para o aumento dos acidentes envolvendo quem não está dentro de um automóvel ou pilotando moto e bicicleta é a falta de atenção. “Muitos pedestres se acham donos das ruas e acabam fazendo a travessia sem qualquer cuidado e é nesse momento que acabam acontecendo os acidentes”, explica Ilvânia Dias, da Guarda Municipal de Ariquemes.
A orientação dos especialistas em trânsito é para que o pedestre sinalize a intenção de atravessar a rua, esteja ele na faixa de pedestres ou não. “O pedestre precisa ser visto, antes de fazer a travessia de qualquer via, isso porque nos casos de atropelamentos é ele quem sempre vai levar a pior”, avalia Ilvânia.
Os pedestres ouvidos reclamam da falta de respeito dos motoristas e dizem que é necessário mais guardas municipais e policiais nas ruas para ajudar a orientar a população. É a opinião da aposentada Jacira Couto. “Só venho no centro quando é preciso mesmo, porque é um perigo atravessar as ruas aqui. Ninguém respeita os mais velhos”, argumenta.
Outra que defende maior fiscalização no trânsito é a dona-de-casa, Fátima Albuquerque Janque, que carrega no colo a filha de apenas seis meses. “É um deus-nos-acuda. Tem motorista que não para na faixa e a gente não tem o que fazer”, explica.
Os atropelamentos contribuíram para aumentar o índice de acidentes no primeiro trimestre de 2011. Foram registrados 51 acidentes em janeiro, 59 em fevereiro e 67 em março, num total de 177, contra 149 no mesmo período do ano passado.
Apesar de ser grave o aumento do número de atropelamentos, são as colisões entre automóveis e motocicletas que representam a maior quantidade de acidentes em Ariquemes, 35% do total registrado.
Eventos
Últimas notícias
1PRF realiza primeira prisão de caminhoneiro utilizando "drogômetro" em Rondônia
2REGISTRO DE PESCADOR AMADOR JÁ PODE SER SOLICITADO PELA INTERNET
3Caixa Econômica e Basa voltam a funcionar nesta quarta, 28, em RO.
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2022 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |