Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 19 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Pedestres correm risco no trânsito

Cuidado se faz necessário para que o pedestre não seja mais uma vítima de atropelamento

RO Manchete, 13/05/2011 14h10

Pedestres devem atravessar nas faixa a rua (Foto: RO Manchete) Ampliar imagem: Pedestres devem atravessar nas faixa a rua (Foto: RO Manchete)
Pedestres devem atravessar nas faixa a rua - Foto: RO Manchete

Nunca a máxima “olhe para os dois lados antes de atravessar a rua” foi tão indispensável em Ariquemes. O cuidado se faz necessário para que o pedestre não seja mais uma vítima de atropelamento. Este tipo de ocorrência é responsável por 7% do total de acidentes registrados no município.

Em 2010, os atropelamentos somaram apenas 2% do total de acidentes, quantitativo menor que o registrado no primeiro trimestre deste ano. A explicação para o aumento dos acidentes envolvendo quem não está dentro de um automóvel ou pilotando moto e bicicleta é a falta de atenção. “Muitos pedestres se acham donos das ruas e acabam fazendo a travessia sem qualquer cuidado e é nesse momento que acabam acontecendo os acidentes”, explica Ilvânia Dias, da Guarda Municipal de Ariquemes.

A orientação dos especialistas em trânsito é para que o pedestre sinalize a intenção de atravessar a rua, esteja ele na faixa de pedestres ou não. “O pedestre precisa ser visto, antes de fazer a travessia de qualquer via, isso porque nos casos de atropelamentos é ele quem sempre vai levar a pior”, avalia Ilvânia.

Os pedestres ouvidos reclamam da falta de respeito dos motoristas e dizem que é necessário mais guardas municipais e policiais nas ruas para ajudar a orientar a população. É a opinião da aposentada Jacira Couto. “Só venho no centro quando é preciso mesmo, porque é um perigo atravessar as ruas aqui. Ninguém respeita os mais velhos”, argumenta.

Outra que defende maior fiscalização no trânsito é a dona-de-casa, Fátima Albuquerque Janque, que carrega no colo a filha de apenas seis meses. “É um deus-nos-acuda. Tem motorista que não para na faixa e a gente não tem o que fazer”, explica.

Os atropelamentos contribuíram para aumentar o índice de acidentes no primeiro trimestre de 2011. Foram registrados 51 acidentes em janeiro, 59 em fevereiro e 67 em março, num total de 177, contra 149 no mesmo período do ano passado.

Apesar de ser grave o aumento do número de atropelamentos, são as colisões entre automóveis e motocicletas que representam a maior quantidade de acidentes em Ariquemes, 35% do total registrado.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |