RO Manchete, Luiz Martins, 27/04/2011 00h11
A ação do tempo se encarregou de destruir boa parte dos veículos que estão apreendidos nos pátios das delegacias de Rondônia. São automóveis e motocicletas que aguardam a tramitação de processos judiciais para serem devolvidos aos seus legítimos donos.
Em alguns casos, os veículos são utilizados como provas periciais e podem ajudar a esclarecer crimes. É o caso de uma caminhonete Hillux SW4, utilizada para a fuga dos criminosos que roubaram o Banco da Amazônia de Ariquemes. O veículo guarda as marcas de disparos de arma de fogo e podem ajudar a incriminar ou inocentar dois homens, que segundo a polícia estão envolvidos no assalto. “A caminhonete é peça chave para desvendarmos o crime”, enfatizou o delegado Rodrigo Duarte, na época do assalto.
No pátio da delegacia de Ariquemes também estão expostos à chuva e ao sol veículos com o chassi adulterado ou apreendidos com traficantes, adquiridos com dinheiro do crime.
O presidente da Associação dos Policiais Civis de Ariquemes, Denildo Sena, explica que os veículos acabam estragando a espera do resultado final das ações judiciais. “Há um controle de todos esses veículos e eles estão sob a tutela da Polícia Civil e a destinação deles só pode ser feita mediante decisão da Justiça”, explica.
O mesmo problema se repete nos pátios das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), onde não há locais específicos para o depósito dos veículos apreendidos com infrações ou crimes de trânsito.
Leilão
Um acordo entre o Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil possibilitará o leilão de mais de 250 motocicletas e diversos automóveis que estão no pátio da delegacia de Ariquemes. Um edital foi publicado convocando os donos a sanarem os problemas administrativos dos veículos e fazerem a retirada deles. “Quem não comparecer em 30 dias para reaver o seu veículo perderá o direito sobre ele”, avisa Denildo.
Para ser resgatado, o veículo não pode ter restrições administrativas, como multas ou imposto atrasado, e nem constar em inquéritos ou ações judiciais em tramitação. Mesmo com esses entraves, mais de 300 veículos devem ser leiloados. Um dos problemas é o estado de conservação dos veículos. Muitos automóveis e motocicletas só vão sair do pátio da delegacia rebocados e direto para ferros-velhos, pois o edital prevê que eles deverão ser vendidos como sucata e não vão receber documentos para circular na cidade.
*Com informações do RO Manchete
Eventos
Últimas notícias
1Publicada a Lei que cria nova indenização de até R$ 5 mil para médicos atuarem no combate à Covid-19
2Governo orienta produtores sobre o Cadastro da Agroindústria Familiar de Rondônia
3Documentos de veículos não serão mais impressos em papel moeda; Detran adota sistema digital
Enquete
Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br
voltar ao topo
© Copyright 2009 | 2021 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco | Anuncie conosco |