Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 21 de Setembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Condenado por envolvimento na morte de advogado é preso em Monte Negro

Alemão era condenado por envolvimento no assassinato do advogado Orli Rosa

Rondonia Vip, 20/04/2011 21h40

Belarmino Galvane Gama, vulgo ?Alemão? (Foto: Rondonia Vip)
Belarmino Galvane Gama, vulgo ?Alemão? - Foto: Rondonia Vip

O foragido da justiça Belarmino Galvane Gama, vulgo “Alemão” idade 62, foi preso Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (20), em Monte Negro.

A recaptura de Alemão foi possível através de informações obtidas pela guarnição composta pela Policia de que havia um foragido da justiça ingerindo bebida alcólica em um determinado bar, de imediato os policiais se deslocaram para o local e conduziram o agente até o quartel onde foi constatado em desfavor do mesmo um mandado de prisão expedido pela comarca de Porto Velho.

Alemão havia sido julgado e condenado a oito anos de prisão por envolvimento no assassinato do advogado Orli Rosa, ocorrido no ano de 2006, na cidade de Buritis.

Confira abaixo a atuação do Ministério Público que resultou na condenação de Belarmino.

Porto Velho 28/07/2010 - O Ministério Público de Rondônia obteve a condenação de um dos envolvidos na morte do advogado Orli Rosa, em sessão da 1ª Vara do Tribunal do Júri, realizada na segunda-feira (26/7), em Porto Velho. O crime ocorreu no 28 de novembro de 2006. De acordo com testemunhas, dois homens invadiram a residência do advogado, no município de Buritis, e dispararam diversos tiros contra ele, na frente de sua família.

A sustentação do Ministério Público, feita em plenário pelo Promotor de Justiça Marcelo Lincoln Guidio, foi aceita pelo Tribunal do Júri, condenando o réu Belarmino Galvane Gama, o Alemão, a oito anos de reclusão a ser cumprida em regime semi-aberto.
Alemão foi o intermediador entre o mandante do crime e os pistoleiros-executores. Ele forneceu a motocicleta e uma arma utilizada na ocasião, além de ter, posteriormente, levado o dinheiro do pagamento para os executores.

Os jurados decidiram, por maioria, que o acusado concorreu para o crime de homicídio qualificado pela paga, rejeitando a tese principal da defesa de negativa de participação, bem assim acatando o pedido do Ministério Público de exclusão da qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa. Decidiram também que a participação do acusado no crime foi de menor importância, atendendo o pedido do Ministério Público e a tese defensiva alternativa nesse sentido.

O assassinato do advogado Orli Rosa teve grande repercussão à época. A seccional de Rondônia da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) lamentou o fato e cobrou “rigorosas providências das autoridades policiais no sentido de elucidar o crime”. Um dos primeiros advogados a se instalar em Buritis, Orli Rosa já havia sofrido ameaças de morte por causa das ações trabalhistas em que defendia trabalhadores.

 

Mandado de Prisão de Belarmino Galvane Gama (Foto: Reprodução)
Mandado de Prisão de Belarmino Galvane Gama (Foto: Reprodução)

 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |