Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 20 de Novembro de 2017

Siga!

Nosso RSS

UBS setor 06 realiza atividades preventivas

Grupo de Hiperdia e Saúde da Mulher foram beneficiados com os atendimentos

Comunicação PMA, 15/04/2011 08h08

 (Foto: Arquivo PMA) Ampliar imagem:  (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

A Prefeitura de Ariquemes por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) está realizando diversas atividades de prevenção a saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor 06 realizou, na manhã de quarta-feira (13) atividades com o Grupo de Hiperdia e, no período noturno, Saúde da Mulher. 

O Grupo de Hiperdia atua no atendimento a pacientes hipertensos e diabéticos, através de encontros e acompanhamentos com os agentes comunitário de saúde (ACS). O encontro deste mês aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Católica Mãe dos Imigrantes, com palestra ministrada pela fisioterapeuta do CID (Centro de Internação Domiciliar), Rafaele Garcia Dancini, que orientou a comunidade como realizar atividades físicas. “A maioria dos pacientes são idosos, orientá-los como fazer um alongamento, as formas corretas de praticar exercícios físicos e respiratórios, irá ajudar a melhorar a qualidade de vida”, ressalta Rafaele.

Em seguida, o grupo passou pela uma triagem: verificação de peso, índice de massa corpórea (IMC), pressão arterial, glicemia e entrega de medicamentos. Segundo o enfermeiro Emerson Martins, o Grupo de Hiperdia da UBS do setor 06 atende mais de 200 pessoas, “são quatro grupos de até 60 pacientes cada um, o acompanhamento e o controle é feito domiciliar pelos ACS, desta forma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas na unidade”, explica.

No período noturno a UBS abriu as portas para as mulheres, onde elas poderão fazer preventivos do câncer do colo do útero e participar de palestras informativas. Os acadêmicos do curso de enfermagem da Faema explanaram como identificá-los e tratá-los, doenças do aparelho reprodutor da mulher, câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a diretora da UBS, Marlene dos Anjos Calatrone, três consultórios foram disponibilizado para o atendimento as mulheres. “Este ano, já é a segunda vez que a unidade realiza esse atendimento em horário diferenciado, e o resultado tem sido satisfatório. Em fevereiro conseguimos em apenas uma noite atender 140 mulheres. Prevenir ainda é o melhor ‘remédio’, vamos cuidar da nossa saúde mulheres ariquemeses”, enfatiza Marlene.

Das 18h às 21h foram atendidas 53 mulheres. Para Patrícia Borgonha da Silva, o horário diferenciado foi ajudou muito. “A correria do dia a dia, dificulta às vezes fazer o preventivo. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de um atendimento diferenciado para as mulheres e vejo que a equipe da unidade está empenha em oferecer o melhor atendimento”, avaliou.

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |