Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes, Rondônia - 19 de Outubro de 2017

Siga!

Nosso RSS

Riscos de câncer de mama em mulheres obesas

Excesso de peso corporal nas mulheres pode aumentar o perigo delas contrairem um tumor maligno

Salete Dias, 01/04/2011 17h37

Nas mulheres que apresentaram um IMC mais alto foi constatado o perigo de desenvolver um tumor agressivo (Foto: Getty Images)
Nas mulheres que apresentaram um IMC mais alto foi constatado o perigo de desenvolver um tumor agressivo - Foto: Getty Images

Tumor Agressivo

Já foi revelado pelos pesquisadores que o excesso de peso corporal nas mulheres pode aumentar o perigo delas contrairem um tumor maligno, e esse fato está relacionado ao hormônio estrogênio no período da pós-menopausa. No entanto, novos estudos científicos informaram que há uma relação entre um tipo mais agressivo de tumor mamário e a obesidade nas mulheres na fase pós-menopausa, e essa ligação independe do estrogênio qu porventurae possa se desenvolver no organismo humano

Índice de Massa Corporal

Essa recente pesquisa é baseada no IMC(Índice de Massa Corporal), que é uma medida calculada pela altura e peso da pessoa para verificar se o peso corporal dela está adequado. Nas mulheres que apresentaram um IMC mais alto foi constatado um aumento de cerca de trinta e cinco por cento do perigo de desenvolver um tumor agressivo de mama que é conhecido com a nomenclatura de triplo-negativo. O grupo de estudiosos que conduziram a pesquisa, verificaram que houve também um aumento de quase quarenta por cento da probabilidade de haver outros tipos de tumores mamários.

Característica do  Câncer de Mama Triplo-Negativo

De acordo com os especialistas,  o câncer de mama triplo tem como principal característica a ausência do hormônio estrogênio, progesterona e da proteína HER2, sendo daí a origem de sua nomenclatura. Segundo verificação dos profissionais da área, somente vinte por cento em média dos casos de tumor mamário são desse tipo, cujas perspectivas não são boas em virtude de sua agressividade e da falta de tratamentos específicos para combater o câncer triplo-negativo.

Inovação Dessa Pesquisa

De acordo com os cientistas, a inovação dessa pesquisa fica por conta da verificação sobre o  câncer triplo-negativo, ressaltando mesmo se houver a necessidade de estudos complementares para confirmar essa constatação científica, que a manutenção de um peso adequado é de fundamental importância com o passar dos anos e o aumento da faixa etária para os indivíduos em geral, e principalmente para as mulheres.

Estudo Publicado

Esse estudo científico que já foi publicado em revistas médicas, avaliou mais de cento e cinquenta mil mulheres que se inscreveram para participar. Na pesquisa foi analisada as doenças do coração, o câncer e a osteoporose em um período de quinze anos. O perfil das participantes eram mulheres na faixa etária de cinquenta a setenta e nove anos que tiveram seu IMC(Índice de Massa Corporal) calculado. Durante o período de acompanhamento da pesquisa cerca de duas mil e seiscentas mulheres desenvolveram câncer mamário com um receptor positivo de estrógeno, e outras trezentos e sete desenvolveram o tumor mais agressivo que é o câncer de mama triplo-negativo. Para os pesquisadores que realizaram esse estudo, a relação entre a obesidade em mulheres e o risco de câncer de mama mais agressivo ficou evidente através dessa pesquisa, uma vez que foram coletados dados de um número significativo de participantes.
 

Tópicos:
Compartilhe está noticia:     
 
 
Enviar comentário

(A quantidade máxima é de 400 caracteres para seu comentário) Restam 400 caracteres

Ao enviar seu comentário você aceita o termo de conduta dos comentários.

 

Eventos

Expoari: Guilherme e Santiago - Foto: Leandro Kazuo

Expoari: Guilherme e Santiago

Guilherme e Santiago
 

Últimas notícias

Enquete

Na sua opinião, como está a Administração de Confúcio Moura em Rondônia?

 

Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias Ariquemes Notícias - Seu portal de notícias
E-mail: recadao@ariquemesnoticias.com.br - contato@ariquemesnoticias.com.br voltar ao topo

 

© Copyright 2009 | 2017 - DC Comunicações Digital Política de privacidade Fale conosco  |   Anuncie conosco  |